EUA busca limitar compras estrangeiras de terras
No ano passado, surgiu uma controvérsia sobre a compra de terras em Dakota do Norte
Dois senadores dos Estados Unidos introduziram uma legislação que aumentaria os relatórios e a transparência, ao mesmo tempo em que fortaleceria a supervisão sobre as compras de terras agrícolas dos EUA por entidades estrangeiras. Os senadores Joni Ernst e Debbie Stabenow introduziram a Lei de Restrições Agrícolas Estrangeiras para Manter a Agricultura Local e Defesa Nacional (FARMLAND) em meados de junho. Isso alteraria a Lei de Divulgação de Investimento Estrangeiro Agrícola de 1978.
“Segurança alimentar é segurança nacional”, disse Ernst. “A China, a ameaça número 1 do nosso país, está comprando a fazenda e invadindo as terras ao redor das bases militares. A América precisa saber como nosso adversário estrangeiro foi autorizado a usar brechas para tentar explorar qualquer vulnerabilidade potencial e afirmar o controle sobre nossa indústria agrícola. Estou tomando medidas decisivas hoje para revisar o sistema que permitiu essa ameaça à segurança nacional e trabalhar para combater nossos adversários estrangeiros, especialmente as ações malignas do Partido Comunista Chinês em nosso próprio quintal”.
No ano passado, surgiu uma controvérsia sobre a compra de terras em Dakota do Norte para a construção de uma fábrica de moagem de milho por uma subsidiária de uma empresa com sede na China. A terra ficava a 12 milhas da Base Aérea de Grand Forks. Os legisladores e a Força Aérea dos EUA questionaram a segurança de ter uma operação estrangeira nas proximidades de uma base militar. Em fevereiro deste ano, o conselho da cidade local votou para não prosseguir com o projeto.
De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), a propriedade estrangeira e o investimento em terras agrícolas dos EUA quase dobraram na última década. “A propriedade estrangeira de terras agrícolas é uma questão sobre a qual ouço regularmente quando visito os habitantes de Iowa em minhas 99 visitas anuais ao condado”, disse o secretário de agricultura de Iowa, Mike Naig.
“Compartilho das sérias preocupações dos habitantes de Iowa sobre nossas terras produtivas acabarem nas mãos daqueles que não são nossos aliados. Embora já tenhamos uma forte lei estadual que proíbe a propriedade estrangeira de terras agrícolas, toda a nossa delegação federal de Iowa tem se empenhado nessa questão e entende a importância de proteger as terras agrícolas e nossa segurança nacional. Tenho esperança de que o projeto de lei bipartidário do senador Ernst com a presidente Stabenow possa se tornar a base para uma lei federal muito mais dura”.