CI

EUA: nevascas aliviam seca e melhoram condições do trigo de inverno

Chuvas e ventos extremos causam transtornos na Califórnia e em Washington



Foto: Canva

Segundo o Weekly Weather and Crop Bulletin, divulgado nesta terça-feira (3) pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o mês de novembro foi marcado por eventos climáticos extremos no oeste e centro do país. Após um outono seco, tempestades intensas e nevascas alteraram o cenário agrícola e urbano, trazendo benefícios para algumas regiões e desafios para outras.

Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo

No oeste, um dos sistemas de tempestades mais intensos atingiu o pico em 20 de novembro, alimentado por um "rio atmosférico" que trouxe forte precipitação ao norte da Califórnia. A cidade de Santa Rosa registrou seu dia mais chuvoso do século, com 6,92 polegadas de chuva, superando o recorde anterior de 6,09 polegadas em outubro de 2021. A sequência de chuvas persistiu nos dias 21 e 22, acumulando 13,81 polegadas em três dias e causando inundações moderadas na região. No estado de Washington, ventos fortes acompanhados pelo sistema provocaram cortes de energia que afetaram mais de 600 mil clientes, com rajadas de até 58 mph registradas em Seattle, a mais intensa desde janeiro de 2023.

Enquanto isso, cerca de duas semanas antes, um evento de neve prolongado impactou as Planícies Altas centrais e as Montanhas Rochosas. A cidade de Denver, no Colorado, registrou 20 polegadas de neve entre 5 e 9 de novembro, enquanto Colorado Springs e Pueblo acumularam 19,3 e 11,1 polegadas, respectivamente. Relatos não oficiais indicam que a neve atingiu entre 2 e 4 pés em algumas áreas do Colorado e do nordeste do Novo México. Embora a neve úmida tenha aumentado temporariamente o estresse do gado, ela foi crucial para aliviar a seca e melhorar as condições do trigo de inverno.

Clique para seguir o canal do Agrolink no WhatsApp

Nas regiões centrais e do sul das Planícies, chuvas no início e meados de novembro também beneficiaram o trigo de inverno. O índice de condições da safra apresentou o maior aumento do século XXI, refletindo a recuperação das áreas agrícolas em meio às adversidades climáticas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.