CI

EUA: Futuros de grãos e soja seguem caindo

Cerca de 57% das remessas foram enviadas para países em desenvolvimento


Foto: Pixabay

Os contratos futuros de grãos despencaram nas negociações da noite para o dia e a soja caiu depois que a Black Sea Grain Initiative, o acordo que mantém os produtos agrícolas fluindo para fora da Ucrânia, foi renovado por dois meses. O acordo deveria expirar hoje, mas negociadores da Ucrânia, Rússia, Turquia e das Nações Unidas chegaram a uma prorrogação até meados de julho.

A iniciativa, que foi concebida para ajudar a conter a escassez global de alimentos, foi originalmente negociada em julho passado e implementada no início de agosto. Foi renovado em novembro e novamente em março. Mais de 30 milhões de toneladas métricas de grãos e outros produtos agrícolas foram enviados da Ucrânia devastada pela guerra, sitiada pelas forças russas desde fevereiro de 2022, segundo dados das Nações Unidas.

Cerca de 57% das remessas foram enviadas para países em desenvolvimento, embora apenas 19% tenham ido para países de renda média-baixa ou baixa, disse a ONU. "Saúdo esta decisão. A continuação é uma boa notícia para o mundo", disse o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, em comunicado. "Questões pendentes permanecem. Mas representantes da Rússia, Ucrânia, Türkiye e das Nações Unidas continuarão discutindo-as."

Os preços do trigo enfrentaram mais pressão durante a noite, já que a precipitação é esperada em grande parte das planícies do sul, onde as variedades de inverno vermelho-vivo estão crescendo. Seis vezes a quantidade normal de chuva caiu em partes do leste do Colorado e oeste do Kansas na semana passada, de acordo com a página de precipitação do Serviço Nacional de Meteorologia. Partes dos panhandles de Oklahoma e Texas também registraram precipitação nos últimos sete dias.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.