EUA: clima vem ajudando, exceto o trigo
Maior produtor tem 69% das lavouras comprometidas
O milho tem tido um bom desempenho, com os produtores tendo plantado 81% da safra nacional até 21 de maio, um avanço de 12 pontos percentuais em relação ao ano passado e 6 pontos à frente da média de 5 anos. Além disso, 52% da área de milho do país já emergiu, destacando um avanço considerável em comparação ao ano passado.
A soja, por sua vez, também registrou progressos significativos. Até o dia 21 de maio, 66% da área de soja do país foi plantada, um avanço de 19 pontos percentuais em relação ao último ano e 14 pontos à frente da média dos últimos 5 anos. Mais de um terço da área de soja já emergiu, mantendo a tendência de progresso contínuo.
O trigo de inverno, embora igualando a média do ano passado e a média de 5 anos, com 61% da safra encabeçada até 21 de maio, viu a condição de boa a excelente aumentar em 2 pontos percentuais em relação à semana anterior. No entanto, em Kansas, o maior produtor de trigo de inverno, 69% da safra foi classificada de ruim a muito ruim.
Em relação ao sorgo, 33% da área foi plantada até 21 de maio, um ponto percentual à frente do ano passado e igual à média de 5 anos. No Texas, foram plantados 79% da área de sorgo, um avanço em relação ao ano passado, embora ligeiramente atrás da média.
A safra de arroz também mostrou sinais positivos, com 90% da área plantada até 21 de maio, uma ligeira vantagem em relação ao ano anterior e à média de 5 anos. Além disso, 76% da área de arroz já emergiu, e 73% dela foi classificada em condições de boa a excelente, um aumento de 3 pontos percentuais em relação à semana anterior e ao mesmo período do ano passado.