Estudos revelam que mosquitos tem cores favoritas
A pesquisa poderá ajudar na formulação de novos repelentes

Sabia que vencer a picada de mosquitos pode depender de sua roupa e de sua pele? É o que afirma uma nova pesquisa liderada por cientistas da Universidade de Washington. O mosquito depois de detectar um gás revelador que exalamos, voa em direção a cores específicas, incluindo vermelho, laranja, preto e ciano (cor entre azul e o verde).
Os insetos ignoram outras cores, como verde, roxo, azul e branco. Os pesquisadores acreditam que essas descobertas ajudam a explicar como os mosquitos encontram hospedeiros, já que a pele humana, independentemente da pigmentação geral, emite um forte “sinal” vermelho-alaranjado para os olhos destes pequenos.
“Os mosquitos parecem usar odores para ajudá-los a distinguir o que está próximo, como um hospedeiro para morder”, disse o autor sênior Jeffrey Riffell que é professor de biologia da Universidade de Wisconsin-Madison (UW) nos Estados Unidos.
Os resultados publicados na Nature Communications, revelaram também que o olfato desses animais influencia em como eles respondem a sinais visuais.
Para os cientistas saber quais cores atraem mosquitos famintos e quais não, pode ajudar a projetar melhores repelentes, armadilhas e outros métodos para manter os mosquitos afastados dos humanos.