CI

Estudo revela benefícios do consumo de farinha integral de sorgo

O alimento também influenciou regiões cerebrais ligadas à percepção de saciedade



Foto: Pixabay

Uma pesquisa recente trouxe à luz descobertas promissoras relacionadas ao consumo de farinha integral de sorgo, especificamente o sorgo BRS 305 desenvolvido pela Embrapa. Os estudos, conduzidos por pesquisadores da Embrapa, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), indicam que o mencionado cereal não apenas aumentou os marcadores de resposta antioxidante no cérebro de ratos, mas também influenciou mecanismos associados à sensação de saciedade.

O sorgo BRS 305, conhecido por seu elevado teor de taninos e antocianinas, destaca-se pela preservação eficaz do amido resistente, mesmo quando submetido a tratamento térmico a seco e transformado em farinha integral. Os resultados dessa pesquisa inovadora, parte da tese da doutoranda Haira Guedes Lúcio, do programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição da UFV, foram publicados no periódico Food Research International.

A pesquisa, intitulada "Dry heat whole Sorghum BRS 305 flour modulate satiety and improves antioxidant response in brain of Wistar rats fed with high-fat high-fructose diet" ("O calor seco da farinha integral de sorgo BRS 305 modula a saciedade e melhora a resposta antioxidante no cérebro de ratos Wistar alimentados com dieta rica em gordura e frutose"), destaca que a farinha de sorgo BRS 305 apresentou uma composição nutricional notável, incluindo cerca de 13% de proteínas, 3,6% de lipídeos, 2,9% de cinzas, 60,3% de carboidratos, 15,5% de fibra alimentar total e 20,9% de amido resistente.

Os resultados indicam que o consumo da farinha de sorgo aumentou os marcadores de resposta antioxidante, evidenciando a capacidade do produto em estimular a atividade antioxidante em resposta ao estresse oxidativo. Embora a adição da farinha à dieta não tenha alterado o ganho de peso dos animais, o sorgo demonstrou eficácia ao reduzir a expressão gênica de marcadores associados à atividade dos centros de saciedade. Esses achados abrem portas para futuras investigações sobre os benefícios potenciais da incorporação do sorgo BRS 305 na alimentação humana.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.