CI

Estudo mostra potencial de expansão do trigo no nordeste

Os resultados mostram que regiões como o Ceará têm potencial de realizar o plantio e com safra produtiva


Foto: Ufla

Pesquisa científica realizada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) concluiu que é possível produzir grande quantidade de trigo na região do semiárido cearense. Os resultados são importantes já que a região é considerada um desafio para esse tipo de cultivo.  

O estudo científico avaliou como oito cultivares de trigo reagem ao clima da Caatinga, observando-se as transformações estruturais da planta em relação ao clima, relevo, umidade do ar, precipitação pluvial, entre outros. Por sua vez, os resultados foram considerados promissores pelos pesquisadores.  

Oito cultivares de trigo (BRS 404, BRS 264, BRS 254, BRS 394, MGS Brilhante, ORS 1403, ORS FEROZ e TBIO Duque) foram testadas na região, com destaque de alta produtividade e precocidade para as cultivares BRS 264 e BRS 254.  A pesquisa concluiu que o rendimento médio do trigo na região pode chegar a 3.220,5 quilos por hectare, ou seja, acima da média nacional de produção.  

Os resultados mostram que regiões como o Ceará têm potencial de realizar o plantio e com safra produtiva.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.