CI

Estudo confirma segurança do Arroz Dourado

O arroz dourado foi lançado em Bangladesh e é rico em vitamina A e beta-caroteno.


Um estudo publicado no Journal of Agriculture and Food Chemistry analisou o chamado arroz dourado e assegurou a segurança alimentar desse componente biotecnológico que promete ser fundamental para combater a fome. O arroz dourado foi lançado em Bangladesh e é rico em vitamina A e beta-caroteno.

As principais agências reguladoras avaliam as declarações de segurança alimentar com base no conceito de equivalência substancial, um termo cunhado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)e adotado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e também pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse termo se refere à necessidade de fornecer evidências que demonstrem que uma colheita de alimentos geneticamente modificados é tão segura quanto as suas contrapartes convencionais existentes.

Quando esses resultados se encontram dentro de uma faixa de avaliação considerável, os especialistas conseguem afirmar que aquele produto pode ser tão seguro quando o seu semelhante que não foi modificado geneticamente, ou seja, convencional. Para que uma cultura desse tipo seja aprovada, comercializada e posteriormente consumida, é preciso que os especialistas afirmem que ela passou nesse tipo de teste.

O arroz dourado é considerado um dos precursores nesse tipo de alimentação, que busca, além de aumentar a produção, entregar para o consumidor uma fonte muito maior de nutrientes, otimizando a alimentação de muitas pessoas ao redor do mundo. Isso porque, o arroz é o cereal mais consumido no mundo e responsável pela dieta de bilhões de pessoas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.