Estresse térmico afeta as lavouras do Oriente médio
Condição pode mexer na qualidade das culturas
De acordo com o boletim semanal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), as condições favoráveis de sol favoreceram o desenvolvimento da safra de verão na Turquia, embora o calor excessivo tenha causado estresse em plantações no oeste do país.
Exceto pela região costeira do Mar Negro, o tempo seco predominou. O céu ensolarado impulsionou o crescimento de milho irrigado, algodão e girassol na Turquia. A situação do milho e do girassol varia, com os da região do Planalto da Anatólia na fase reprodutiva, enquanto na região noroeste (Trácia) e sudeste (Adana e regiões do GAP) estão na fase de enchimento.
O algodão está florescendo na Região do Egeu, mas já passa pelo estágio de desenvolvimento de abertura dos capulhos nas áreas de cultivo mais quentes do sudeste. Apesar do regime de clima seco, foram observadas chuvas moderadas a fortes (10-50 mm) ao longo da Costa do Mar Negro, no norte da Turquia, principalmente fora das principais áreas agrícolas.
As temperaturas médias se mantiveram próximas do normal no centro e norte da Turquia, mas até 5°C acima do normal no sul da Turquia e na Bacia do Mediterrâneo. As temperaturas diurnas no oeste da Turquia, chegando a atingir 44°C, causaram estresse nas lavouras de verão antes de um clima um pouco mais fresco (acima de 30°C) retornar no final da semana.
Os agricultores turcos já enfrentam desafios devido ao clima cada vez mais imprevisível, com ondas de calor intensas e estiagens. Estas condições climáticas recentes poderão impactar a produção agrícola, levando a uma possível queda na produtividade e qualidade das safras.
A comunidade agrícola global está observando atentamente esses eventos, uma vez que a Turquia é um importante player na produção de algodão, milho e girassóis. Quaisquer alterações nas safras turcas podem ter efeitos de longo alcance nos mercados internacionais.