CI

Estimativa de redução na área de feijão de 2ª safra

Estimativa para a área de feijão de segunda safra indica uma redução


Foto: Canva

De acordo com a primeira Previsão Subjetiva de Safra (PSS) divulgada pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, a estimativa para a área de feijão de segunda safra indica uma redução, passando de 295 mil hectares na safra anterior para 293 mil hectares nesta temporada.

O atraso na formação da soja, que precede o cultivo do feijão, especialmente nas regiões Sul e Sudoeste, é apontado como um dos principais motivos para essa falta de expansão na área plantada. O analista Carlos Hugo Godinho destacou que, embora os preços do feijão estejam mais altos e os custos de produção tenham diminuído, muitos produtores enfrentam dificuldades no calendário para realizar o plantio.

O feijão preto, por exemplo, teve um aumento considerável de preço, saltando de uma média de R$ 224,76 a saca em 2022 para R$ 245,87 este ano.

Godinho também mencionou que, com a manutenção das áreas destinadas ao cultivo de milho e feijão, a expectativa inicial era de que a área plantada com trigo seria equivalente à do ano anterior. Entretanto, a relação entre os preços praticados e os custos de produção para o trigo é ainda mais ajustada do que para as culturas anteriores, o que pode levar a uma redução na área plantada dessa cultura. No momento, não há uma estimativa específica para o cultivo de trigo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.