CI

Estância Guatambu (RS) é escolhida como Agropecuária Modelo no Estado



A filosofia dinâmica de um trabalho ordenado na Estância Guatambu, de Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul, ganha destaque estadual. O médico veterinário, administrador, agropecuarista e proprietário da Empresa Agropecuária Guatambu, Valter José Pötter, recebe nesta segunda-feira (10-05), a partir das 18h30, o prêmio Folha Verde, na categoria Agropecuária Modelo.

A homenagem aos profissionais e entidades de destaque no setor rural gaúcho em 2003 acontece no auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa do RS, em Porto Alegre. A premiação é coordenada pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo deputado Jerônimo Goergen.

Com extensa história de produção e inovação, a Guatambu destaca-se pela utilização de tecnologia de ponta, tanto na agricultura quanto na pecuária. O trajeto produtivo iniciou quando Walter Germano Pötter, rumou de Cachoeira do Sul para produzir arroz irrigado em lavouras arrendadas na região da Campanha do Rio Grande do Sul, Brasil. Em 1958 comprou seu primeiro pedaço de terra, em Dom Pedrito, e assim foi fundada a Estância Guatambu.

Em 1960, Walter Germano importou novilhas Polled Hereford do Uruguai e iniciou um trabalho de inseminação artificial. Foi o começo da pecuária, e seu casamento com a agricultura, o qual, até os dias de hoje, é um forte argumento para o sucesso do empreendimento. Na década de 70, o médico veterinário Valter José Pötter, filho de Walter Germano, assume o comando da Estância.

Em 1972, foi feito o primeiro remate de touros Guatambu, Alvorada e Caty, em Dom Pedrito. O remate se consagrou e segue sendo realizado até os dias de hoje. A partir daí, iniciou-se a parceria entre estas fazendas, que se uniram a fim de produzir e comercializar touros geneticamente superiores. Mais tarde, a parceria consolidou-se com o nome Grupo Delta G, que significa "ganho genético", e que posteriormente virou Conexão Delta G, oriunda da fusão entre grupo Delta G e a Conexão Braford.

Em 1997, a empresa adquiriu outra propriedade em Rio Brilhante, no Mato Grosso do Sul, visando expandir a produção de touros Braford para o crescente mercado do Brasil Central. Toda esta dedicação ao setor que tem um cunho familiar, liderada por Pötter já recebeu inúmeros reconhecimentos, entre eles, em 1980, quando a empresa

foi laureada com o prêmio nacional Produtor Rural Modelo, do Ministério da Agricultura, na categoria grande propriedade. Em 1996, recebeu a indicação como Destaque da revista A Granja, na categoria de pecuária de corte.

Com 48 anos de história, a Guatambu está aprimorando suas técnicas de produção e buscando superar seus índices de rendimento. É uma busca incessante pela sintonia entre a maior eficiência e a preservação dos recursos naturais. Com vistas ao futuro, o empreendimento rural planeja diversificar ainda mais, investindo em atividades como fruticultura e superar os índices de produtividade de grãos. Ainda, pretende seguir investindo no melhoramento genético para obter animais cada vez mais eficientes e com carne de qualidade.

Reconhecimento

Para Pötter, esse prêmio é uma honra tanto para ele quanto para toda a minha família, que trabalha unida no desenvolvimento do setor. "Estendo esse prêmio ao fundador da Estância Guatambu, Walter Germano Pötter, já falecido", comemora o agropecuarista.

"Não há dúvidas de que o prêmio deixa qualquer profissional bastante lisonjeado e satisfeito pela lembrança, não apenas do nome da Estância Guatambu. Essa homenagem serve como estímulo para seguirmos nossa trilha, buscando avanços e desenvolvimento para o setor", finaliza.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.