CI

Esses alimentos são mais caros na Argentina

No caso do arroz, o preço argentino nas prateleiras é 58% superior ao do Brasil



“A valorização do peso e a desvalorização do real levantam temores" “A valorização do peso e a desvalorização do real levantam temores" - Foto: Divulgação

Um estudo da Coninagro comparou os preços de 18 alimentos básicos entre Argentina e Brasil, revelando disparidades que afetam tanto consumidores quanto produtores. Entre os produtos analisados, oito são mais caros na Argentina, enquanto dez têm preços menores. No entanto, em três casos — arroz, leite e carne suína — os produtores argentinos recebem menos do que os brasileiros.  

No caso do arroz, o preço argentino nas prateleiras é 58% superior ao do Brasil, com US$ 1,94 por kg contra US$ 1,23. Apesar disso, os custos de produção são quase equivalentes nos dois países, com ligeira vantagem para o Brasil. Já no leite, a diferença no varejo é de 25% a mais na Argentina, enquanto os produtores brasileiros recebem 11% menos. A carne suína segue a mesma tendência, custando 17% a mais na Argentina, mas com produtores enfrentando custos trabalhistas mais elevados.  

A Coninagro destacou que a valorização do peso argentino e a desvalorização do real levantam preocupações sobre a competitividade do setor alimentar. A entidade também apontou que os produtores permanecem competitivos apesar dos desafios cambiais e de custos. Esses dados ressaltam como a dinâmica de mercado, influenciada por fatores cambiais e custos de produção, pode criar cenários desafiadores para produtores e consumidores em ambos os países.

“A valorização do peso e a desvalorização do real levantam temores sobre a competitividade de um dos setores mais importantes do país: o alimentar”, disse a Coninagro. “Além do câmbio, as explicações devem ser buscadas externamente, porque mesmo com valorização cambial os produtores são competitivos”, afirmou a entidade.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.