CI

Espanhóis sequenciam genoma da pinha

Essa variedade está presente na Espanha



Foto: Pixabay

Pesquisadores do Instituto de Horticultura Subtropical e Mediterrânea "La Mayora" (IHSM), Alicia Talavera, Noé Fernández Pozo, Antonio Matas e Iñaki Hormaza junto com Aureliano Bombarely do Instituto de Biologia Molecular e Celular de Plants (IBMCP) publicaram um genoma de referência da pinha ( Annona cherimola ). O estudo foi publicado na revista Plants, People, Planet.

A pinha é uma fruta perene nativa dos neotrópicos e valorizada desde os tempos pré-colombianos por diferentes civilizações nativas americanas. Pertence à família Annonaceae, a mais numerosa do clado das magnólidas, irmã dos clados das eudicotas e monocotiledôneas das angiospermas.

O principal país produtor comercial de pinha é a Espanha, que possui cerca de 3.000 ha, seguida do Peru e do Chile. Embora a pinha seja cultivada principalmente em hortas domésticas no Peru, Bolívia e Equador, essa cultura também é cultivada em pequena escala em outros países como Argélia, Argentina, Austrália, Bolívia, Equador, Egito, Estados Unidos (Califórnia), Israel , Itália, Marrocos, Portugal (Madeira) e África do Sul.

Apesar de suas excelentes qualidades organolépticas e nutricionais, essa cultura ainda é subutilizada, embora tenha um claro nicho de expansão em regiões de clima subtropical. Até o momento, nenhuma informação genômica significativa anterior está disponível para esta espécie, o que seria uma ferramenta fundamental para otimizar os programas de melhoramento genético e avançar no estudo e conservação de sua diversidade genética existente.

Neste estudo, diferentes abordagens de sequenciamento são combinadas para desenvolver um genoma de referência desta espécie diplóide no nível cromossômico, com completude de 95,6% . Um total de 41.413 genes codificadores de proteínas foram identificados, muitos deles relacionados ao metabolismo secundário, mecanismos de defesa, resposta ao estresse e desenvolvimento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.