CI

Espanha e Portugal registram avanço nas culturas de verão

Culturas de verão mantêm condições favoráveis na Península Ibérica



Foto: USDA

De acordo com a edição de setembro do boletim de monitoramento de colheitas na Europa, JRC MARS Bulletin, divulgado pelo Serviço de Publicações da União Europeia, as culturas de verão na Espanha e em Portugal estão se desenvolvendo em condições favoráveis. O retorno de temperaturas moderadas após a onda de calor no início de agosto, combinado com a disponibilidade constante de água para irrigação, permitiu que a colheita avançasse de maneira positiva, especialmente nas regiões centrais e norte da Península Ibérica. As previsões de rendimento estão ligeiramente acima da média dos últimos cinco anos.

Nas partes sul e oeste da península, não foram registradas chuvas durante o período de análise, enquanto o nordeste, incluindo regiões como Aragão e Catalunha, recebeu precipitações no final de agosto e início de setembro. Apesar de terem causado alguns danos localizados, essas chuvas ajudaram a melhorar a umidade do solo, beneficiando as próximas semeaduras, previstas para meados de outubro.

A primeira quinzena de agosto foi marcada por uma forte onda de calor, com temperaturas alcançando entre 35 e 40 ºC. Contudo, as condições climáticas se estabilizaram a partir de setembro, com temperaturas normais e até mais baixas em alguns dias. Essa mudança, aliada à irrigação, foi crucial para o bom desempenho das culturas de verão.

A colheita de milho em grão começou no sul da Espanha, enquanto as safras do norte estão em fase final de enchimento de grãos. Em Castilla-La Mancha, a colheita de girassol está em andamento, e em Castilla y León as plantações ainda estão amadurecendo. A colheita de beterraba sacarina na Andaluzia também está quase concluída, com autoridades regionais relatando boas expectativas de rendimento. Nas regiões do norte, a colheita de variedades precoces de batata está em curso.

As previsões de rendimento para milho em grão, girassol e beterraba sacarina foram revisadas para cima, permanecendo acima da média de cinco anos. Já as estimativas para batata e milho verde permanecem em torno ou ligeiramente abaixo da média histórica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.