Enxofre na adubação do trigo contra ataques de pragas
O enxofre aumenta o sistema de defesa das plantas, aumentando a produtividade da lavoura
Por Mônica Vieira com revisão de Aline Merladete
O trigo é desde a sua origem um dos principais cereais produzidos no mundo, presente na alimentação mundial. Um alimento versátil utilizado na fabricação de farinhas para panificação, e cervejas.
O Brasil já está entre os maiores produtores, apesar da necessidade de aumentar a capacidade de autosuficiencia.
De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na safra 21/22, foi um recorde, quando o país alcancou a marca dos 7,7 milhões de toneladas.
O impulso para chegar a autossuficiencia não vem de graça, existe um esforço conjunto de diversos fatores. Por exemplo, aqui existem variedades genéticas mais resistentes às adversidades climáticas, controle de pragas e doenças, o que por si só já evita perdas nas lavouras. Além disso o plantio de trigo no Brasil vem acompanhado do uso mais racional de fertilizantes, que impõe um ganho expressivo na produtividade.
A adubação é fundamental para o sucesso do plantio e quando falamos de nutrientes, o nitrogênio aparece como um dos mais procurados, porque o nutriente participa da fotossíntese e atua diretamente na formação das proteínas do trigo. Mas não é único essencial para o desenvolvimento dos grãos. O enxofre também é usado como nutriente e apresenta resultados importantes.
Se trata de um macronutriente secundário, que deve ser usado em menores quantidades.
Importância do Enxofre no trigo
O enxofre atua nos processos metabólicos como na produção de proteínas e na fotossíntese. É um potente fixador de nitrogênio, que lá na frente contribui diretamente na qualidade e preço do produto final direcionado a panificação.
Outros benefícios do enxofre
O fornecimento adequado de enxofre, resulta em maior produção de substâncias que vão potencializar o poder das plantas ativarem de forma mais rápida seu sistema de defesa contar ataques bióticos.