CI

Entenda os impactos do El Niño na produção agrícola

Veja como o El-Niño muda o clima no Brasil



Foto: Pixabay

O El Niño é um fenômeno climático caracterizado pelo aquecimento das águas superficiais do Oceano Pacífico na faixa equatorial do planeta, a partir da costa da América do Sul. Esse aquecimento pode ter um impacto significativo nos padrões climáticos globais, pois pode alterar o fluxo normal de ventos e correntes oceânicas.

A água quente associada ao El Niño pode fazer com que a corrente de jato se desloque em relação à sua posição normal. Essas correntes de “jatos” são ventos, a cerca de 7 a 12 km de altitude, que atingem velocidades superiores aos 160 km/h – que circunda a Terra. E essas alterações podem causar condições mais úmidas do que a média, como no sul do Brasil, e condições mais secas do que a média, como no nordeste Brasileiro.

As condições do El Niño podem ter um impacto significativo na produção agrícola global. Essas mudanças podem ter um efeito negativo sobre o rendimento das culturas, bem como sobre a qualidade das culturas que são produzidas. 

Por exemplo, uma seca pode reduzir a quantidade de água disponível para o cultivo, enquanto as inundações podem danificar as plantações e dificultar o plantio ou a colheita dos agricultores.

Além disso, as condições do El Niño também podem levar a mudanças de temperatura, o que pode afetar o crescimento e desenvolvimento das culturas. No geral, os eventos do El Niño podem ter um impacto significativo na produção agrícola global e podem levar à escassez de alimentos e aumentos de preços nas regiões afetadas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.