Entenda os alertas sobre acidentes na aviação agrícola
Acidentes aéreos com linhas de transmissão de energia podem ser fatais
Texto: Correspondente Iara Siqueira
Com cerca de 2 mil aeronaves espalhadas pelos estados brasileiros, a aviação agrícola é uma importante ferramenta de apoio para o agronegócio e para a economia. O país tem a segunda maior frota de aviação agrícola do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Entre os trabalhos realizados estão aplicação de fertilizante, semeadura e combates a incêndios florestais.
O objetivo de alertar pilotos e produtores agrícolas partiu da empresa elétrica State Grid Brazil Holding, com sede na China, o trabalho de conscientização espera reduzir os riscos de acidentes agrícolas próximos às linhas de transmissão de energia. De acordo com dados do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG), o percentual de incidentes com aeroagrícolas resultante de colisões com rede elétrica é bem significativo.
É importante destacar que acidentes aéreos com linhas de transmissão de energia podem ser fatais. A ação visa reduzir riscos de colisões das aeronaves e máquinas utilizadas na agricultura com as torres e linhas de transmissão.
“Estamos buscando essa aproximação por meio de uma busca ativa, compartilhamento de informações e materiais que possam ampliar a prevenção a acidentes desse tipo. A iniciativa faz parte de um grande esforço da companhia para a garantia da segurança das pessoas e de seus ativos, preservando a vida e o suprimento energético”, comenta o diretor de organização e manutenção da State Gride Brazil, Jorge Bauer.
A empresa alerta sobre alguns cuidados preventivos como: certificar se o piloto está em condições físicas para voar, realizar reconhecimento aéreo antes de operar a baixa altitude, reavaliar os riscos de obstáculos sempre que houver mudança no plano de voo, evitar distrações desnecessárias e retomar o foco quando estiver distraído.