Entenda o "repique"do Guaíba
Não são esperados danos ou eventos severos como os registrados na semana anterior
Com o retorno das chuvas no Rio Grande do Sul um novo sinal de alerta surge: o Guaíba pode registrar novas altas, causando um repique. Além da frente fria que avança no estado, as projeções indicam o surgimento de áreas de baixa pressão que podem reforçar a condição de temporais nos próximos dias, com o tempo somente a partir do dia 15 de maio. Ainda assim, não são esperados danos ou eventos severos como os registrados na semana anterior.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
De acordo com o meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues, a previsão dessas chuvas deve causar um efeito de “repique” no nível dos rios, visto que o solo está saturado de água, o que impossibilita a absorção dessas chuvas. A nova rodada de instabilidades deve aumentar a vazão dos rios a partir de sábado (11), surtindo efeito no domingo (12), atingindo um novo pico na próxima quarta-feira (15). A partir deste momento, as chuvas devem diminuir e a vazão do Rio Jacuí deve entrar em patamares de normalizada a partir da próxima sexta-feira. (17).
Mais: Novas instabilidades devem surgir no RS
Com base em um modelo europeu, é previsto que o nível do Guaíba possa alcançar até 5 metros e 35 centímetros, o máximo registrado no domingo , 05 de maio, caso as chuvas dos próximos dias se concentrem nas bacias ao norte. Por outro lado, embasada em dados dos EUA, sugere que se a precipitação se concentrar ao sul do Guaíba, a elevação será mais moderada.