CI

Enfraquecimento do El Niño deve causar mudanças no clima

A partir do segundo semestre, existe uma chance superior a 50% de formação do fenômeno La Niña


Foto: Pixabay

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou dados cruciais no boletim nº 5, apontando para um enfraquecimento do El Niño e possíveis mudanças climáticas no Brasil para o ano de 2024. Em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), o relatório destaca as previsões e os impactos do fenômeno.

De acordo com o relatório, embora o El Niño esteja atualmente classificado como forte, a tendência é que sua intensidade diminua de moderada para fraca nos próximos meses, com uma possível transição para o La Niña no segundo semestre do ano. Essa informação, baseada em dados do Inmet, é crucial para a tomada de decisões governamentais e ações de gestão de riscos em todo o país.

MAIS: El Niño enfraquece e neutralidade está próxima

As previsões para a Temperatura da Superfície do Mar (TSM) na região do Oceano Pacífico Equatorial, feitas por modelos climáticos globais, indicam uma alta probabilidade de que as condições do El Niño persistam até abril de 2024, com 98% de certeza. No entanto, a maioria dos modelos climáticos aponta para um enfraquecimento gradual do fenômeno, variando de intensidade moderada a fraca, com anomalias de Temperatura da Superfície do Mar na região do Pacífico Central inferiores a 1,4ºC.

Segundo projeções estendidas do International Research Institute for Climate and Society (IRI), as anomalias de Temperatura da Superfície do Mar devem atingir a neutralidade no trimestre AMJ (abril, maio e junho) de 2024, com 66% de probabilidade. A partir do segundo semestre, existe uma chance superior a 50% de formação do fenômeno La Niña.

Quanto ao armazenamento de água no solo e às vazões dos rios, o relatório do Inmet revela que as chuvas observadas em dezembro de 2023 e janeiro de 2024 elevaram os níveis de umidade em várias regiões do Brasil, especialmente no sul da Região Norte e áreas da região central do país. Para fevereiro de 2024, a previsão indica uma manutenção da umidade no solo, enquanto em grande parte da Região Sul são esperados níveis elevados de umidade.

Entretanto, não há expectativa de elevação nos níveis de água no solo para fevereiro de 2024 nas partes central e leste da Região Nordeste, noroeste da Região Norte e norte da Região Sudeste. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.