Energia solar pode diminuir a conta de luz em até 90%
Investimento em energia solar numa residência retorna em cerca de 5 anos
O mercado de energia solar tem conquistado cada vez mais adeptos no mundo, e isso não seria diferente no Brasil. A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, Absolar, divulgou que a energia solar se tornou, em janeiro de 2023, a segunda maior fonte na matriz elétrica brasileira, gerando 23,9 gigawatts potência operacional instalada. Ultrapassou a fonte eólica, com 23,8 GW, e perde, apenas, para a fonte hídrica, que possui atualmente 109,7 GW.
Com a popularidade que essa energia renovável tem ganhado nos últimos anos, muitos brasileiros querem saber mais sobre ela e, mais importante, perguntam se é vantajoso investir na energia solar. De acordo com Frederico Loriggio, diretor da rede Provedor Solar – rede de franquias que busca aumentar o acesso à energia solar no país – a resposta é sim. “É uma fonte cada vez mais acessível, que desperta ainda mais interesse quando os usuários descobrem que ela traz uma grande vantagem: a economia de dinheiro quando comparada à energia elétrica". O diretor vai além: "O usuário se torna imune aos reajustes da conta de luz e bandeiras tarifárias”
Um sistema de energia solar residencial, com projeto, instalação e equipamentos incluso, pode custar cerca de R$ 15 mil. "O retorno do investimento, ou seja, quando esse investimento é compensado, acontece em cerca de 5 anos. Não é um tempo muito longo e, geralmente, esses sistemas duram 25 anos. Vale a pena”, detalha Loriggio.
Ainda com base em dados da Absolar, no Brasil, há quase 1 milhão de adeptos da energia solar – o que representa apenas 1% de todos os consumidores de energia elétrica no país. “É um mercado em crescimento e que agrada os usuários: uma pesquisa recente da consultoria Greener mostrou que 93% dos consumidores de energia solar estão satisfeitos", destaca o diretor. "Cada vez mais, a energia solar conquistará o público com suas vantagens. Investir nela é investir no futuro."
O interesse em levar essa vantagem para a população e tornar a energia solar acessível é tão grande que não só empresas, como a Provedor Solar, passaram a trabalhar para isso: os bancos também incentivam o uso ao oferecer linhas de financiamento para os interessados em adquirir sistemas de energia solar. Há planos para residências e empresas.
E não é apenas a vantagem econômica que torna a energia solar especial e até indispensável. “Tem também um aspecto social, já que a energia pode ser levada a comunidades sem acesso a eletricidade, e principalmente ambiental: além de ser renovável, não traz prejuízos ao meio ambiente já que fonte é algo muito potente especialmente aqui no Brasil: a irradiação solar”.