Enchentes: cuidados essenciais com maquinário agrícola
Um dos principais erros após uma enchente é tentar ligar imediatamente o maquinário
Após a ocorrência de enchentes que assolaram determinadas áreas agrícolas, a preocupação com a recuperação do maquinário afetado se torna uma prioridade para os agricultores. A exposição a água e lama durante as inundações pode comprometer o funcionamento dos equipamentos, exigindo medidas específicas para restaurar sua operacionalidade.
Um dos principais erros após uma enchente é tentar ligar imediatamente o maquinário, o que pode resultar em danos irreversíveis. O motor e os componentes elétricos podem estar comprometidos pela água, levando a curtos-circuitos e outros problemas graves. Portanto, especialistas recomendam desligar imediatamente a corrente elétrica e a bateria, evitando riscos adicionais.
O processo de recuperação inicia-se com uma minuciosa limpeza do maquinário, removendo a lama e os resíduos acumulados durante a inundação. Este passo é crucial para uma avaliação precisa dos danos e para planejar os próximos passos da manutenção. Em seguida, uma verificação detalhada dos sistemas elétricos e mecânicos é essencial, com a limpeza adequada dos chicotes, conectores e módulos eletrônicos, além da drenagem e substituição dos fluidos do motor.
Pensando nisso, a Massey Ferguson listou instruções detalhadas sobre como proceder com a manutenção inicial em máquinas afetadas pelas enchentes. No entanto, é importante ressaltar que essas medidas não substituem uma análise especializada realizada por profissionais qualificados, geralmente disponíveis nas concessionárias. Esta avaliação minuciosa é fundamental para garantir que o maquinário seja restaurado com segurança e eficiência, minimizando os riscos futuros de falhas ou danos adicionais.
Orientações:
- Não ligue a máquina antes de realizar uma avaliação para não comprometer componentes, independentemente do nível de inundação.
- Mantenha a bateria desligada (sem o cabo).
- Use proteção para os olhos, roupas de segurança e luvas de segurança durante o trabalho.
- Limpe os componentes de manutenção e a área adjacente cuidadosamente, antes que do início do trabalho de manutenção.
- A sujeira e a contaminação podem causar mau funcionamento do sistema.
1° etapa
- Após o escoamento da água a primeira ação a ser feita é a remoção dos cabos da bateria e limpeza completa do equipamento.
2° etapa
- Faça uma verificação do sistema elétrico:
- Verifique os chicotes / cabeamentos elétricos;
- Faça a limpeza dos conectores pontos de aterramento;
- Faça a limpeza dos módulos;
- Faça a limpeza da caixa de fusíveis (substitua os fusíveis que estejam com zinabre);
- Verifique a tensão e corrente da bateria. Nota: na limpeza de componentes elétricos, utilize o álcool isopropílico. Após a secagem, utilizar limpa contato e instalar novamente
3° etapa
- Faça uma manutenção preventiva do motor:
- Substitua elemento filtrante do óleo;
- Substitua o óleo lubrificante;
- Substituir filtro centrifugo (se equipado);
- Substitua o elemento do filtro de ar (primário e secundário);
- Inspecione os tubos, mangueiras e coletores (admissão);
- Inspecione intercooler;
- Substitua o Elemento filtrante do combustível;
- Substitua o combustível;
- Verifique as aletas do radiador;
- Verifique as condições do ventilador (possíveis quebras ou trincas);
- Verifique as mantas de isolamento térmico (se equipado);
- Verifique as condições das correias e seu tensionamento;
- Substitua o Arla 32 (se equipado);
- Substitua os elementos filtrante do SCR (se equipado);
- Inspecione os tubos e mangueiras do SCR (se equipado).
Caso identifique qualquer contaminação proveniente da enchente durante as inspeções ou substituições dos elementos filtrantes (principalmente se o filtro ou silencioso ficaram submerso), acione seu concessionário para que possam realizar uma análise mais detalhada do turbo compressor, tubos e coletores (escape), silencioso, injetores, válvulas e câmara de combustão.
NOTA: Se for identificar água no sistema de admissão ou interior do motor, NÃO de partida no motor, nesses casos é de extrema importância que busque ajuda de seu concessionário mais próximo.
4° etapa
- Faça uma verificação de todos os níveis, de acordo com o modelo de seu equipamento.
- Além do nível observe também o aspecto e coloração do fluido.
- Caso haja contaminação, drene o tanque/reservatório e faça uma limpeza antes de reabastecer.
- Caso haja contaminação de algum fluido, substitua-o, funcione por algumas horas, então drene todo o fluido e substitua novamente.
- Óleo do cárter
- Combustível
- Líquido de arrefecimento
- Arla (ureia)
- Redutores
- Transmissão
- Caixa/Barra de corte
Na dúvida sempre verifique o manual do operador ou busque auxílio com seu concessionário.
NOTA: Caso identifique algum fluido contaminado, providencie a substituição. Se não estiver contaminado, mas apenas abaixo do mínimo, então complete até o nível correto.
5° etapa
- Faça uma verificação do sistema hidráulico.
- Verifique mangueiras e componentes hidráulicos se estão livres de vazamentos;
- Substitua o elemento filtrante (caso necessário);
- Caso haja contaminação do óleo, substitua o óleo, funcione por algumas horas, então drene todo óleo e substitua novamente;
- Faça limpeza dos respiros.
6° etapa
Faça uma verificação da Transmissão e Eixos:
- Limpe os respiros (redutores/transmissão);
- Substitua o óleo (caso necessário);
- Verifique se há alguma contaminação na Transmissão / Embreagem. (caso necessário remova a tampa de inspeção e faça limpeza com jato d’água).
- Caso identifique qualquer contaminação proveniente da enchente durante as inspeções acione seu concessionário para que possam realizar uma análise mais detalhada do conjunto.
7° etapa
- Lubrifique todos os pinos graxeiros.
8° etapa
Faça uma verificação da cabine (se equipado):
- Substitua o elemento do filtro de ar;
- Faça limpeza do Assento;
- Faça limpeza do Estofado/carpete.
OBS: efetue uma limpeza com produtos de combate a bactérias, mofo e germes.
NOTA: Após realizado todas as verificações e substituições necessárias, religue a bateria, veja se não irá apresentar nenhum código de erro no painel / monitor.
De a primeira partira e caso identifique alguma resistência no motor pare imediatamente e busque auxílio do seu concessionário. Se não identificar resistência prossiga com a partida, reveja o aspecto do óleo do motor e do Diesel (caso haja alteração então substitua novamente) e deixe o motor entrar em temperatura de trabalho (aproximadamente 80°C).
Substitua os chicotes elétricos em caso de aquecimento após o funcionamento do equipamento. O descarte inadequado de resíduos potencialmente prejudiciais pode ameaçar o meio ambiente. Os resíduos potencialmente prejudiciais usados com máquinas AGCO incluem itens como óleo, combustível, fluidos e baterias.
Use embalagens livre de vazamentos para coleta dos fluidos.
Nunca utilize recipientes de bebidas ou comidas que possam ter os fluidos confundidos com alimentos. Nunca despeje resíduos prejudiciais no solo, ralo nem fontes de abastecimento de água.