Empresas agrícolas mundiais se comprometem com sistema alimentar sustentável
Visando contribuir para a transformação sustentável do sistema alimentar global, as principais indústrias agrícolas verticais se comprometeram com a Declaração de Identificação Agrícola Vertical e Manifesto da Indústria
Texto: Correspondente Iara Siqueira
O conceito de fazendas verticais surgiu da necessidade de ampliação da produção agrícola perante o crescimento populacional, como o próprio nome já diz é a prática de cultivo de hortaliças e outras culturas verticalmente, diferentemente da tradicional agricultura de campo.
Visando contribuir para a transformação sustentável do sistema alimentar global, as principais indústrias agrícolas verticais se comprometeram com a Declaração de Identificação Agrícola Vertical e Manifesto da Indústria. O Vertical Farming Manifesto e a Declaração de Identidade foram assinados por mais de 20 empresas mundiais de agricultura vertical no Vertical Farming World Congresso em Bruxelas.
O documento descreve a necessidade urgente de transformar o sistema alimentar atual e explica como a agricultura vertical pode contribuir para os sistemas alimentares do futuro. A agricultura vertical visa proteger a produção de alimentos de interropções causadas por fatores externos, como as mudanças climáticas, por exemplo, além de usar menos terra e água do que a agricultura convencional.