Empresários rurais realizam rodadas de negócios no Chile
Missão da CNA ao país foi realizada até sexta (8)
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu, no Chile, encontros de negócios para empresários rurais do setor de mel e derivados que participaram da missão comercial da entidade em Santiago, capital do país sul-americano, na última semana.
A missão reuniu 38 integrantes, entre produtores rurais e instituições parceiras, e fez parte do Agro.BR, uma parceria da CNA com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) que tem o objetivo de ampliar e diversificar a pauta exportadora.
Um dos pontos altos da programação foi o 48º Congresso Internacional de Apicultura – Apimondia, principal evento internacional do setor.
A assessora de Relações Internacionais da CNA, Rita Padilla, destacou a grande oportunidade que os empresários tiveram em participar de uma das maiores feiras do setor apícola mundial. Segundo ela, toda a missão foi pensada para que os produtores tenham encontros de negócios e estejam em contato direto com compradores internacionais.
Os empresários também enfatizaram a importância da missão comercial para os seus negócios. “A parceria com o Agro.BR foi muito importante para nossa empresa, visto que somos iniciantes, e o projeto nos colocou dentro do Apimondia. Essa parceria trará bons resultados e expectativas de vendas para nossa empresa”, disse o empresário Édson Veiga Jobim, da Empresa Zumm.
Bianca Dâmaso, da empresa Bee Propolis Brasil, destacou que a presença na Apimondia trouxe ótimas perspectivas de negócios e contatos para futuros negócios. “Estar no Apimondia foi uma oportunidade por ser a vitrine da apicultura mundial. Tivemos a possibilidade de ter contato tanto com pesquisadores quanto com empresas e clientes, além de conhecer um pouco sobre as inovações da apicultura no mundo”.
A Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas (Coopemapi), uma das integrantes do grupo, estreou em uma feira internacional. Para o representante da cooperativa, Luciano Fernandes, a participação na missão comercial é uma experiência valiosa de troca de informações e oportunidades de negócios.
“Apresentamos um pouquinho do norte mineiro para cá com o nosso mel de aroeira, de pequi, da flor do abacate e da flor do café. Estamos tendo muitos contatos com a possibilidade da venda de produtos e o mais importante foi conhecer o que é a apicultura mundial, trocando informação com apicultores de outros países para conhecer o que tem de tecnologia e levar para a nossa região”, enfatizou o produtor mineiro.
Deivide Michels, da Cooperativa dos Apicultores de Chapadão do Sul (Coapisul), também participou de uma feira internacional pela primeira vez. “A gente nunca tinha vindo, só escutava falar. Fizemos contatos com muitos compradores. A expectativa é a melhor possível. Foi uma grande feira”, enfatiza.
Atualmente, o Agro.BR atende cerca de 300 empreendedores rurais do setor de mel e derivados. Os empresários atendidos pelo Agro.BR contam, dentro do projeto, com assistência técnica para capacitação, apoio em plano de exportação, consultoria personalizada, acesso a rodadas de negócios e eventos do setor, bem como suporte em escritórios no exterior (Singapura, Dubai e Xangai).
Para o produtor Ricardo Villela Scariot, da empresa Apistech, o atendimento do Agro.BR tem feito a diferença em seus negócios. “Nós nos preparamos e estivemos no Apimondia podendo gerar futuros negócios e lançar nossa marca no mundo”, comemora.
A missão comercial participou do Apimondia até sexta (8). No Chile, o grupo participou, ainda, de rodadas de negócios, encontro com compradores, visitas técnicas em importantes redes distribuidores de produtos no país e de um seminário sobre questões regulatórias para produtos apícolas, certificações, importação e distribuição de produtos no mercado chileno.