CI

Empresa quer transformar praga de gafanhotos em oportunidade

Insetos serão transformados em ração animal



Foto: Pixabay

O Quênia está lutando contra algumas das piores infestações de gafanhotos em décadas. Segundo nota publicada pela Reuters, os cientistas afirmam que os mares mais quentes estão gerando mais chuva , despertando os ovos adormecidos e os ciclones que dispersam  os enxames estão se tornando mais fortes e frequentes. 

Nesse contexto, a  empresa The Bug Picture  espera transformar as pragas em lucro e trazer "esperança aos desesperados", cujas safras e meios de subsistência estão sendo destruídos por insetos. Ela está trabalhando com comunidades ao redor da área de Laikipia, Isiolo e Samburu, no centro do Quênia, para colher os insetos e transformá- los em ração animal rica em proteínas e fertilizante orgânico para fazendas. 

"Estamos tentando criar esperança em uma situação desesperadora e ajudar essas comunidades a mudar sua perspectiva de ver esses insetos como uma cultura sazonal que pode ser cultivada e vendida por dinheiro", disse Laura Stanford, fundadora do The Bug Picture. 

A imagem do Bug aponta para enxames de 5 hectares ou menos em áreas habitadas impróprias para fumigação . Os enxames podem viajar até 150 km por dia e podem conter entre 40 e 80 milhões de gafanhotos por quilômetro quadrado. “Eles destroem todas as colheitas quando entram nas fazendas. Às vezes, são tantos que você não consegue distinguir entre lavouras e gafanhotos”, disse o produtor Joseph Mejía. 

O Bug Picture paga a Mejia e seus vizinhos 50 xelins quenianos ($ 0,4566) por quilo de insetos . Entre 1º e 18 de fevereiro, o projeto monitorou a colheita de 1,3 toneladas de gafanhotos, de acordo com Stanford, que disse que foi inspirado por um projeto no Paquistão, supervisionado pelo Conselho de Pesquisa Agrícola do Paquistão, estatal. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.