Empreendedores investem em whisky nacional
Destilado é obtido a partir de um longo processo com a cevada

Não se sabe ao certo onde o whisky nasceu. Enquanto algumas fontes citam os monges irlandeses como os pioneiros na fabricação do destilado, outras dão como certo que os inventores foram os fazendeiros escoceses.Apesar do longo e complexo processo pelo qual o destilado passa, seus ingredientes não são nada nobres: cevada, água e levedura (um tipo de fermento, assim como os bolores e cogumelos) dão corpo à bebida.
O termo significa “água da vida” e o mais famoso é o escocês. Mas brasileiros viram no Brasil oportunidade para a produção da bebida. Apreciadores acreditam que apenas as marcas importadas costumam ser de qualidade, mas existem diversos brasileiros que querem mudar essa percepção, como é o caso do empreendedor Henrique Carolenske.
Natural de Maringá (PR) ele sempre gostou de apreciar bebidas em eventos especiais e com os amigos, e tinha o sonho de ter sua própria marca de bebidas, mas era um desejo distante, já que ele sabia que teria de investir bastante dinheiro e, até então, não possuía conhecimento na área. Dessa maneira, acabou se tornando um empreendedor da área de produtos de beleza e nutrição. “Certo dia estava na praia olhando as redes sociais, quando encontrei, por acaso, o anúncio de um empreendedor que dizia ensinar como ter sua própria marca de bebida destilada sem ter um alambique e com baixo investimento”, afirma Carolenske.
O empreendedor em questão era Leandro Dias, que criou o curso “Lucrando com bebidas”. Além do curso, Dias também possui sua própria bebida que é conhecida por ser a única cachaça no mundo produzida com flocos de ouro. Após fazer o curso e perceber que era possível ter sua própria marca sem muita burocracia e sem um investimento milionário, Carolenske decidiu então dar início ao projeto de uma marca de whisky nacional. “Eu decidi produzir esse destilado, pois sempre que lembro do whisky, eu lembro de pessoas brindando algo especial. Além disso, eu quero acabar com o preconceito e provar que é possível produzir whisky de qualidade no país”, ressalta o empreendedor.
Para conseguir chegar no sabor ideal do whisky, Henrique recebeu diversas amostras da bebida de destilarias indicadas por Dias, porém, nesse período, ele acabou contraindo Covid-19, e como havia perdido tanto o paladar como o olfato, os amigos acabaram sendo os responsáveis por degustarem as amostras. “Assim que eu me recuperei, experimentei as amostras que as pessoas tinham dito que eram as melhores, até encontrar o whisky ideal”, diz Carolenske.
Batizado de Whisky Lemac, a proposta da bebida (cuja produção é totalmente terceirizada) é ser uma experiência gastronômica e artística. A bebida será lançada no final do mês de maio, e as 100 primeiras garrafas single malt serão numeradas e irão contar com alguns brindes exclusivos, para provar que além da qualidade do sabor, o Brasil também investe em design. “Desde que meu pai faleceu quando eu tinha 25 anos, eu sempre quis deixar um legado da minha família no mundo, e agora, com o lançamento do whisky, o legado da família irá permanecer em forma de bebida”, finaliza o empreendedor.