Pecuária sustentável atrai atenção de delegações de 37 países
Embrapa Pecuária Sudeste se destaca internacionalmente por práticas sustentáveis
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) revelou os resultados positivos de estudos relacionados aos sistemas integrados de produção, como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), conduzidos pela Embrapa Pecuária Sudeste. Esses estudos anualmente têm apresentado impactos significativos na redução de Gases de Efeito Estufa (GEE), na absorção de carbono no solo e nas árvores, no bem-estar animal, na produtividade, na reprodução, bem como na qualidade dos solos.
Em 2023, a Embrapa Pecuária Sudeste recebeu um total de 196 visitantes estrangeiros, representando 37 países dos cinco continentes, sendo a África (29%), Ásia (27%), América (22%), Europa (14%) e Oceania (8%). Esse número demonstra o interesse crescente de diversos países em pesquisas sobre sistemas de produção sustentáveis, mudanças climáticas, bem-estar animal, pecuária de precisão e melhoramento genético, consolidando a Embrapa Pecuária Sudeste, sediada em São Carlos (SP), como um centro de referência tanto nacional quanto internacional.
O responsável pela articulação internacional enfatizou que a pecuária sustentável tem sido um tema atrativo globalmente e ressaltou que o Brasil tem se mostrado comprometido em contribuir na luta contra as mudanças climáticas por meio dessa abordagem.
O chefe-geral, Alexandre Berndt, destacou o empenho da equipe de pesquisa na busca por modelos que possibilitem a produção responsável de carne e leite, garantindo a preservação ambiental sem a necessidade de expansão territorial, além de proporcionar o bem-estar animal e minimizar os impactos das mudanças climáticas. Berndt ressaltou a importância de compartilhar esses resultados com um público mais amplo, enfatizando o papel da ciência na construção de uma pecuária brasileira resiliente e sustentável.
As visitas internacionais também abrem caminho para potenciais parcerias institucionais, governamentais e privadas, viabilizando memorandos de entendimento, projetos de cooperação técnica, intercâmbio de pesquisadores, entre outros. Além disso, a interação internacional é fundamental para orientar decisões estratégicas, tanto corporativas quanto comerciais.
A Embrapa Pecuária Sudeste atualmente tem em andamento um memorando de entendimento com a Universidade di Bologna (Itália), University of Florida (EUA), Texas A&M (EUA) e University of Iowa. Além disso, está em processo um acordo de transferência de material com a Universidade de Queensland (Austrália) e um Projeto de Cooperação Científica com a Universidade de Lisboa.
Atualmente, com apoio e articulação da Embrapa Pecuária Sudeste, há em execução memorando de entendimento com a Universitá di Bologna (Itália), University of Florida (EUA), Texas A&M (EUA) e University of Iowa. Um acordo de transferência de material com a Universidade de Queensland (Austrália) e um Projeto de Cooperação Científica com a Universidade de Lisboa.