Embrapa vai comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente com fórum on line
Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido na Conferência de Estocolmo, na Suécia, pela ONU em dezembro de 1972
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido na Conferência de Estocolmo, na Suécia, pela Assembleia Geral das Nações Unidas - ONU em dezembro de 1972. Celebrado anualmente no dia 5 de junho, catalisa a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização da população mundial sobre as questões ambientais, principalmente aquelas que dizem respeito à preservação ambiental. Nesta data, são realizados eventos no mundo todo, como palestras, campanhas educativas, seminários, workshops, documentários, encontros, entre outros, com o propósito de chamar a atenção das pessoas para este importante tema.
Em comemoração à data e em sintonia com sua missão de promover a sustentabilidade da agricultura brasileira, a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), vai realizar o Fórum Agricultura e Meio Ambiente 2020, no dia 5 de junho, das 10h30 às 12h, com transmissão pelo canal da Embrapa no YouTube.
Como os fatores ambientais exercem grande influência nas atividades agrícolas e as boas práticas de uso da terra refletem na qualidade do meio ambiente, o tema do evento é de grande importância para o agronegócio brasileiro. Conforme explica o chefe geral da Embrapa Meio Ambiente, Marcelo Morandi, o evento pretende reforçar a importância da integração que deve existir entre o meio ambiente e a agricultura tropical, com base em ciência. Pretende, ainda, destacar o papel da Embrapa no desenvolvimento sustentável, sendo a inovação um dos pilares da Empresa.
Para Morandi, “esse dia nos traz a oportunidade de discutir temas relevantes da sinergia da agricultura com a preservação e o papel da inovação na agregação de valor e reconhecimento das externalidades do agronegócio brasileiro. Isso é fundamental para consolidar e aprofundar o entendimento da sustentabilidade como ativo ambiental, econômico e social. Especialmente neste momento que vemos uma mudança global de atitude frente a seriedade da segurança alimentar e da estabilidade ambiental do planeta”.
A programação inclui uma mensagem por vídeo da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina e a abertura pelo Presidente da Embrapa, Celso Moretti.
A discussão técnica será reforçada por importantes nomes do agro, como o professor Marcos Fava Neves, Faculdade de Economia e Administração da USP, Marcello Brito, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio – ABAG, mediada pelo jornalista José Luiz Tejon.
Programação
- Abertura - Presidente da Embrapa, Celso Moretti
- Mensagem da Ministra da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina (por vídeo)
- Apresentação das ações da Embrapa Meio Ambiente e introdução do tema, Marcelo Morandi – Chefe Geral da Embrapa Meio Ambiente
- Introdução às discussões - Moderador, José Luiz Tejon Megido - Jornalista
- Palestra 1: Agricultura e Meio Ambiente: integração e sinergia, Marcos Fava Neves – Professor FEA/USP
- Palestra 2: Inovação em Agricultura e Meio Ambiente para a sustentabilidade, Marcello Brito – Presidente ABAG
- Debate
- Encerramento
Marcos Fava Neves possui graduação em Engenharia Agronômica pela ESALQ/Universidade de São Paulo (1991), Mestrado (1995) e Doutorado (1999) em Administração pela FEA/Universidade de São Paulo. No Mestrado fez disciplina no IGIA França e no Doutorado ficou em 1998/99 na Universidade de Wageningen, Holanda. É Professor Titular dos cursos de Administração da FEA-RP/USP desde 1995 e da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, desde 2018. Professor Visitante Internacional da Purdue University (Indiana) desde 2013, da Universidade de Buenos Aires desde 2006 e da Universidade de Pretoria desde 2020. É especialista em planejamento estratégico e membro do Conselho da Associação Mundial de Alimentos (IFAMA). Publicou mais de 50 livros com sua equipe em 10 países e mais de 100 artigos em revistas científicas internacionais.
Marcello Brito é formado em Engenharia de Alimentos pela Unifeb de Barretos - SP. Possui especializações em Responsabilidade Social e o Terceiro Setor pela Fundação Instituto de Administração, MBA em Comércio Internacional pela FIA/USP e mestrado em Estratégia de Administração, Ciência e Gestão do Comércio Internacional pelo Instituto de Administração e Economia da Universidade Pierre Mendes em Grenoble – França, entre diversos outros cursos e especializações em âmbito nacional e internacional na área de sustentabilidade. Atuou no setor de óleos vegetais há mais de 30 anos, foi diretor de sustentabilidade e posteriormente CEO na Agropalma. É membro do conselho consultivo do fórum mundial de bioeconomia, da BlackJaguar Foundation e da Conservação Internacional (CI Brasil). Em janeiro de 2019, assumiu o cargo de Presidente do Conselho Diretor da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio e, desde então, tem se aproximado significativamente do trabalho da Coalizão, tendo se tornado um dos porta-vozes da campanha Seja Legal com a Amazônia. Em 2020, assume a cofacilitação do movimento.
José Luiz Tejon Megido é professor e doutor em Educação. Mestre em arte e cultura pela Universidade Mackenzie. É jornalista, escritor e publicitário com especializações na Pace University, MIT, Harvard e Insead. Coordenador do FAM - Food Agribusiness Management - Audencia França e Fecap SP. Membro do Cosag, Fiesp e CCAS. Membro do CIGA - Colaborative Institute Agribusiness Global e Conselheiro da Secretaria de Justiça e Cidadania do estado de São Paulo. É também comentarista da Rede Jovem Pan.