CI

Embrapa Trigo apresenta novas cultivares de cevada para a Região Sul

Descendentes de cruzamentos com a cultivar BRS 195, as novas cultivares BRS Elis e BRS Cauê apresentam excelente tipo agronômico, qualidade cervejeira e alto potencial de rendimento



A Embrapa Trigo de Passo Fundo (RS) apresentou no dia 15, durante o Wintershow, em Guarapuava (PR), duas novas cultivares de cevada para a Região Sul. Descendentes de cruzamentos com a cultivar BRS 195 – mais plantada no Brasil nas últimas safras – as novas cultivares BRS Elis e BRS Cauê apresentam excelente tipo agronômico (plantas baixas, com cerca de 70cm), qualidade cervejeira (Classe 1) e alto potencial de rendimento (média de 4 mil kg/ha). As cultivares forma desenvolvidas pela equipe coordenada pelo pesquisador Euclydes Minella.

BRS Elis - descende do cruzamento entre as cultivares BRS 195 nacional e Scarlett da Alemanha. Foi criada pelo método da duplo-haploidização via cultura de anteras (popular cevada de proveta). Combina o alto potencial produtivo e bom tipo agronômico de BRS 195, com a moderada resistência ao oídio e superior qualidade de malte da cultivar Scarlett. Apresenta altura média de 75 cm e ciclo de 83 dias para espigar e 128 dias para a maturação/colheita. Como BRS 195, responde positivamente a adubação nitrogenada e ao plantio no espaçamento de 17cm x 34cm (semeadura pareada), apresentando melhor performance agronômica nas zonas de primaveras mais frescas das regiões produtoras RS, SC e PR.

BRS Cauê - descende do cruzamento entre as cultivares BRS 195 e BRS Borema. Resultou da duplo-haploidização via cultura de anteras (cevada de proveta). Apresenta alto potencial produtivo e bom tipo agronômico com a moderada resistência a doenças e superior qualidade de malte. Atinge altura média de 70 cm e ciclo de 82 dias para espigar e 126 dias para a maturação/colheita. Responde positivamente a adubação nitrogenada e ao plantio no espaçamento de 17cm x 34cm (semeadura pareada), apresentando performance agronômica mais competitiva que BRS 195 em todas as regiões produtoras RS, SC e PR. As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Trigo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.