Embrapa Gado de Corte é eleita a melhor instituição de pesquisa do Centro-Oeste
A Embrapa Gado de Corte, uma das 40 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é a campeã da etapa regional do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, na categoria Instituição de Pesquisa. A votação aconteceu na quarta-feira, 10, na sede da Federação das Indústrias do Mato Grosso (FIEMT), em Cuiabá, onde também será realizada a cerimônia de premiação, marcada para o dia 29 de agosto.
Foram eleitos, ainda, os melhores nas categorias: processo; produto e pequena empresa. Neste quinto ano da etapa regional, 42 projetos foram inscritos, sete a mais do que em 2001. Os primeiros colocados receberão troféu de reconhecimento, além de estarem automaticamente classificados para a etapa nacional, que acontece nos dias 24 e 25 de setembro, em Brasília, onde concorrerão com os vencedores das outras regiões do País.
O júri responsável pela escolha foi composto pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Mato Grosso, João Carlos de Souza Maia, o consultor do Sebrae mato-grossense, José Valdir Santiago Júnior, os superintendentes de Desenvolvimento e Relações Industriais da FIEMT, José Epaminondas Mattos Conceição e do IEL (Instituto Evaldo Lodi) de Mato Grosso do Sul, Roberto Wolf.
Este é o primeiro ano em que a Finep (Financiadora de Estudos e Pesquisa), vinculada ao ministério de Ciência e Tecnologia, está premiando a categoria Instituição de Pesquisa, que teve como critério de escolha a capacidade inovativa da instituição; os resultados e impactos econômicos , ambientais e sociais dos projetos desenvolvidos e a parceria com o setor produtivo.
"A excelência dos trabalhos realizados pela Embrapa, que sempre contribuem para o desenvolvimento do Centro-Oeste e do Brasil foram os principais motivos para ela ser a premiada", comenta o coordenador da etapa regional do prêmio Finep de Inovação Tecnológica, Marco Antônio Nunes.
Para a chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento, Cacilda Borges do Valle, o prêmio é um reconhecimento pelas tecnologias geradas nestes 25 anos de serviços á sociedade. "A premiação também nos estimula a continuar cumprindo com responsabilidade a nossa função", diz.
Atualmente, a empresa tem 58 projetos em andamento, relacionados à investigação e busca de soluções tecnológicas na área de produção de bovinos de corte e de melhoramento vegetal de forrageiras, além das diversas tecnologias produzidas. A Embrapa Gado de Corte mantém uma ampla relação de parcerias com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, reunindo 114 acordos nacionais e três internacionais.
Etapa Nacional do Prêmio Finep - A Embrapa Gado de Corte concorre no dia 24 de setembro ao prêmio nacional de melhor instituto de pesquisa. Cinco instituições disputam o prêmio, cada uma representando sua região. No dia seguinte, 25/9, acontece a cerimônia de homenagem aos vencedores da etapa regional e a premiação dos campeões da nacional.
Em 2001 a Embrapa recebeu o prêmio pelo segundo lugar na categoria Produto do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, com o Capim-Massai, reconhecido como um capim de multiuso pela sua capacidade de ser usado tanto na alimentação de bovinos como na de ovinos, caprinos e suínos. Outras qualidades desse capim são: boa produção de sementes e de forragens com alta proporção de folhas, melhor cobertura de solo e persistência nos níveis mais baixos de fósforo, resistência à cigarrinha-das-pastagens, entre outras.