CI

Embarques de trigo argentino mostram queda de 40% até agosto


As exportações de trigo da Argentina caíram 40% até meados de agosto, em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo informações divulgadas pelo governo do país sul-americano. Em comparação à semana anterior não houve alteração nos embarques.

De acordo com os dados oficiais, no dia 15 de agosto, a Argentina havia vendido aproximadamente 5,53 milhões de toneladas de trigo da safra 2002/03, segundo informações da Secretaria da Agricultura da Argentina. Nesta mesma época, no ano passado, os produtores rurais argentinos haviam vendido 9,815 milhões de toneladas do trigo da safra 2001/02.

As vendas do grão caíram em parte devido ao declínio da produção de trigo da safra 2002/03. A secretaria estima que a produção do grão para 2002/03 seja de 12,3 milhões de toneladas, o que significa uma queda de 19,6%, em comparação com as 15,3 milhões de toneladas do ano anterior.

Maior concorrência

Outro motivo da queda nas exportações, segundo o governo argentino, é que neste ano não foi embarcado trigo novo para o Irã e para o Iraque. Para completar, o país sul-americano também está enfrentando uma nova concorrência dos produtores de trigo do Leste Europeu neste ano.

Analistas do setor de trigo informam também que a Argentina está exportando menos porque não classifica o seu trigo em tipos específicos como faz os tradicionais fornecedores, sobretudo Austrália, Canadá e Estados Unidos.

Além disso, o trigo argentino tem sido vendido com um preço superior ao do mercado, neste ano, o que faz com que ele seja menos atraente para alguns tradicionais compradores como os moinhos do norte do Brasil, segundo informações de analistas locais. Finalmente, há rumores de que triticultores do país estão armazenando milhões de toneladas de trigo por conta das preocupações com a estabilidade econômica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.