CI

Emater promove teleconferência sobre pecuária de leite



A Emater-Paraná, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em parceria com o Canal Paraná de Televisão, realiza nesta quinta-feira (20), das 16h às 17h, teleconferência sobre a pecuária de leite na agricultura familiar. O discussão terá como foco a viabilidade da produção de leite nas pequenas propriedades, suas vantagens para o pequeno produtor e soluções para os problemas mais comuns da atividade.

Participarão da teleconferência produtores, representantes de laticínios e especialistas da área. A atividade leiteira é a terceira principal no Paraná, perdendo apenas para a soja e a carne. O Estado é o quinto em produção no Brasil, com uma média de 1,8 bilhão de litros de leite por ano - 8,3% do que é produzido no país.

O valor bruto da produção paranaense ocupa o terceiro lugar no ranking brasileiro. A pecuária de leite cresce a cada ano no Estado. Em 1990, eram 1,09 milhão de vacas ordenhadas. No ano passado, o número de animais totalizou 1,41 milhão. Cada produtor de leite gera, em média, 34 empregos diretos e indiretos ao longo da cadeia produtiva.

A Emater, em parceria com entidades públicas e privadas, trabalha seis projetos diferentes relacionados à pecuária de leite. Um deles é o Qualileite, desenvolvido na região de Santo Antonio da Platina, Norte Pioneiro, com a participação de 16 pequenos e médios produtores de oito municípios.

As propriedades recebem visitas técnicas todas as semanas e os produtores já estão fazendo a gestão dessas propriedades para conseguir maior produtividade a um custo baixo. O projeto prevê ainda a realização de treinamentos para produtores, técnicos e compradores de leite e derivados.

A venda da produção é feita por grupos de produtores, o que permite uma negociação melhor com os compradores que, por sua vez, conseguem ter regularidade e qualidade no fornecimento. "Esse projeto direciona a atividade para a eficiência e a profissionalização, tanto na hora de produzir quanto na hora de vender o produto", diz o engenheiro agrônomo Rômulo Madureira Faria, da Emater de Jacarezinho, responsável pelo projeto.

A teleconferência promovida pela Emater é interativa. As pessoas poderão participar fazendo perguntas antecipadamente pelo telefone (41) 352-1616 - ramal 404; fax (41)352-1616 - ramal 410; ou pelo e-mail:[email protected]. Na hora da teleconferência, os interessados poderão ligar para (41) 331-7428.

A sintonia do programa será através de antena parabólica pelo satélite Brasil SAT 12 B2, polarização vertical. Para aparelhos com botão, a sintonia será entre os canais 23 e 25, posição V. Em aparelhos digitais, a recepção será na freqüência de 4210 megahertz.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.