EL NIÑO: Fenômeno enfraquece e neutralidade está próxima
Neutralidade é o cenário mais provável para o Outono de 2024. La Niña pode vir na sequência.
O fenômeno climático conhecido como El Niño - Oscilação Sul (ENSO) permanece ativo no Oceano Pacífico tropical. Entretanto, de acordo com uma análise recente do Bureau de Meteorologia da Austrália (BOM), as temperaturas superficiais do mar nessa área já alcançaram seu ápice e começaram a declinar.
Segundo as previsões do BOM, espera-se que a fase Neutra do ENSO prevaleça até o outono de 2024. Conforme os critérios do centro australiano, os valores das anomalias dee temperatura do oceano, podem ficar dentro do patamar de Neutralidade a partir de Maio.
Fonte: BOM
Em contrapartida, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) tem apontado para uma transição mais rápida do El Niño, com um breve período de Neutralidade — levando em conta unicamente as temperaturas oceânicas — antes de uma rápida mudança para as condições de La Niña.
O o que vem chamando atenção é a consistência desta tendência nas projeções da NOAA, que desde dezembro vêm sinalizando essa alteração de padrão de maneira mais acentuada, com valores das anomalias da temperatura do mar atingindo o critério de La Niña ainda no primeiro semestre de 2024.
Fonte: NOAA
Um elemento que reforça a possibilidade de ocorrência de La Niña é o aparecimento de águas mais frias nas profundezas do oceano. Este reservatório de água fria tem se deslocado de oeste para leste, cobrindo uma extensão considerável. Apesar do surgimento dessas águas mais frias, ainda será necessário um período considerável e uma quantidade significativa de energia para dissipar o calor acumulado nas águas mais quentes.
Fonte: NOAA