CI

Egito deverá produzir mais trigo em 2024-25

O Egito também se consolidou como um importante exportador



Apesar desse crescimento na produção, as importações de trigo continuam sendo essenciais Apesar desse crescimento na produção, as importações de trigo continuam sendo essenciais - Foto: Divulgação

  

O Egito está projetado para aumentar sua produção de trigo em 2024-2025, de acordo com o Serviço Agrícola Estrangeiro (FAS) do Departamento de Agricultura dos EUA. A produção estimada é de 9,2 milhões de toneladas, superando os 8,87 milhões de toneladas produzidos no ano anterior. Esse crescimento se deve ao incentivo governamental para a expansão da área plantada e o aumento dos rendimentos. Além disso, os altos preços pagos pelo governo têm incentivado os agricultores a cultivar mais trigo, segundo o FAS.

Apesar desse crescimento na produção, as importações de trigo continuam sendo essenciais para o Egito. Estima-se que o país importe 12,5 milhões de toneladas, representando um aumento de 11,4% em relação à estimativa anterior, mas mantendo o mesmo volume de 2023-2024. O FAS apontou que o influxo de moeda estrangeira foi um fator importante para a liberação de embarques retidos nos portos e facilitou a importação de commodities essenciais, como o trigo. Além disso, a recente queda nos preços internacionais de trigo permitiu que tanto o setor público quanto o privado aumentassem suas compras a preços mais competitivos. 

O Egito também se consolidou como um importante exportador de farinha de trigo para países da África e do Oriente Médio, com aumento de 250% nas exportações de janeiro a maio de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os principais destinos são Sudão, Eritreia, Iêmen, Somália, Djibuti, Síria, Cisjordânia e Gaza. O aumento significativo nas exportações para Djibuti, Sudão, Somália e Cisjordânia e Gaza foi impulsionado por conflitos regionais, como os ataques de Houthis no Mar Vermelho e as crises envolvendo Israel-Hamas e o Sudão.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.