EBB: Europa atrasa sustentabilidade de combustíveis
Os biocombustíveis continuam a ser o principal substituto dos combustíveis fósseis
Um novo documento produzido pela European Biodiesel Board (EBB), organização que promove o uso de biocombustíveis em substituição ao diesel de origem fóssil, descreve como a Europa não conseguiu atender à crescente demanda por combustíveis líquidos sustentáveis devido à legislação que vai contra o uso de biocombustíveis. O EBB disse que a demanda por combustíveis líquidos verdes na Europa dobrará até 2030, à medida que a UE avança em seu caminho para a descarbonização nas indústrias marítima, de aviação e de transporte rodoviário pesado.
Os mandatos FuelEU Maritime e ReFuelEU Aviation exigirão cerca de 42 milhões de toneladas de óleo equivalente para cumprir as metas estabelecidas na diretiva revisada de energia renovável. Além disso, espera-se que a expansão do mercado de carbono da UE para carros particulares aumente a demanda por combustíveis de baixo carbono antes da adoção em massa de veículos com emissão zero em todo o bloco.
Os biocombustíveis continuam a ser o principal substituto dos combustíveis fósseis em grande parte do setor dos transportes da UE, representando cerca de quatro quintos das energias renováveis nos transportes em 2020. No entanto, o EBB enfatizou que, a menos que os limites de biocombustíveis em misturas com combustíveis fósseis sejam levantados, a Europa não cumprirá suas metas de transporte verde.
“O pacote FF55 está impulsionando o aumento da demanda por combustíveis líquidos renováveis com menor disponibilidade de matéria-prima, introduzindo estruturas divergentes de sustentabilidade de biocombustíveis e confiando fortemente em tecnologias e combustíveis futuros. Tudo isso para diminuir a contribuição que o biodiesel sustentável pode dar”, disse o secretário-geral da EBB, Xavier Noyon.