CI

Drones poderão ajudar a identicar perdas nas lavouras

As primeiras imagens a campo já foram feitas em setembro de 2022 nas culturas de banana, maçã e mandioca



Foto: Epagri

Um projeto de pesquisa iniciado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) busca propor uma sequência de análises para identificar as reais causas de perdas na lavoura através do uso e interpretação de imagens aéreas adquiridas por sensores multiespectrais e termais de alta resolução, os populares drones.  

A pesquisa é coordenada pela Epagri e desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estações experimentais da Epagri em Urussanga, Caçador, Lages, Ituporanga e Chapecó. 

Segundo a coordenadora do projeto, Cristina Pandolfo, de modo geral as perdas agrícolas são associadas a eventos climáticos adversos, como por exemplo, ausência de práticas conservacionistas, ataque severo de doenças ou pragas, presença de plantas indesejáveis e desequilíbrio de nutrientes. 

“As imagens poderão auxiliar na identificação dessas causas. O conhecimento da variabilidade espacial das características da lavoura pode otimizar o processo de vistoria e melhorar a quantificação de perdas em áreas agrícolas”, diz Pandolfo.  

As primeiras imagens a campo já foram feitas em setembro de 2022 nas culturas de banana, maçã e mandioca.  A pesquisa também irá avaliar a variabilidade do solo em algumas áreas de lavoura com solo exposto.  
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.