CI

Doença foi detectada em 2001


A morte súbita dos citros (MSC) tem afetado e matado plantas do sul do Triângulo Mineiro e norte do Estado de São Paulo. Foi detectada pela primeira vez no município mineiro de Comendador Gomes, em 2001, e já atingiu outros onze municípios: Uberlândia, Monte Alegre de Minas, Prata, Campo Florido, Frutal e Planura, em Minas Gerais; Colômbia, Altair, Barretos, Guaraci e Olímpia, no Estado de São Paulo.

Em levantamento realizado pelo Fundecitrus com a parceria da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, entre os meses de junho e setembro de 2002, foram encontradas cerca de 327,5 mil plantas com os sintomas da doença. Minas Gerais tinha 93,3% das plantas com MSC, concentradas principalmente em Comendador Gomes, Frutal e Uberlândia. Em São Paulo, Colômbia tinha 70,9% dos seus talhões com a doença, mas com baixa incidência de plantas com sintomas (1,4% árvores por talhão contaminado). Os demais municípios paulistas onde está a doença apresentaram menos de 5% de talhões contaminados. O avanço da doença está sendo fiscalizado pelo Fundecitrus.

A morte súbita já foi constatada nas variedades de laranja Valência, Valência Americana, Pêra Rio, Hamlin, Natal, Westin, Baia, Baianinha e Pineapple, de tangerinas Cravo e Ponkan e de tangelo Orlando enxertadas sobre limão Cravo. Em laranjeiras enxertadas sobre as tangerinas Cleópatra e Sunki ou citrumelo Swingle, a doença não se manifestou. Também não foi constatada no limão Cravo.

Os primeiros sintomas são a perda generalizada do brilho das folhas, seguido de ligeira desfolha, com poucas brotações novas. Esse sintomas podem ser confundidos com outras doenças. A característica mais acentuada é a presença de coloração amarelada nos tecidos internos da casca do porta-enxerto, na região do floema funcional.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.