CI

Dinâmica da fertilidade em solos produtivos e resilientes: especialistas debatem estratégias para aumentar produtividade

Evento aconteceu na tarde de terça-feira (05.03)



8º Fórum estadual de conservação do solo e da água 8º Fórum estadual de conservação do solo e da água - Foto: Franquiéle Bonilha da Silva

Com colaboração de Franquiéle Bonilha

Na última terça-feira (05.03), especialistas reuniram-se em um evento para discutir questões relacionadas à fertilidade do solo e manejo agrícola no Rio Grande do Sul. Promovido pela Cooperativa Cotrijal e pela Embrapa Trigo, o encontro contou com a participação de pesquisadores e profissionais do setor para debater os desafios enfrentados pelos produtores gaúchos.

O pesquisador Tiago Horbe, da CCGL, mediou a primeira parte do evento, na qual o engenheiro agrônomo e professor da UFRGS, Dr. Tales Tiecher, compartilhou análises sobre a dinâmica da fertilidade em solos produtivos e resilientes. Tiecher destacou os efeitos da acidez do solo na disponibilidade de nutrientes para as principais culturas, enfatizando a presença de alumínio em forma tóxica como um dos principais problemas enfrentados pelos agricultores.

"O principal problema de um solo com pH abaixo dos valores recomendados é a presença de alumínio em uma forma tóxica para as plantas cultivadas, causando danos às raízes", explicou o palestrante. Ele ressaltou a importância da prática da calagem para correção do solo e redução da toxidez por alumínio, destacando que apenas 7% do solo no estado apresenta pH ideal para a maioria das culturas agrícolas.

Além disso, Tiecher abordou a questão da fertilidade do solo, indicando que 40% das áreas agrícolas do estado enfrentam problemas graves nesse aspecto, enquanto 50% apresentam fertilidade média e são altamente dependentes das condições climáticas. Ele enfatizou a necessidade de diagnósticos precisos e em profundidade para garantir uma adubação adequada e, consequentemente, uma maior produtividade.

Outro ponto relevante foi levantado pelo engenheiro agrônomo Robinson Barboza, da Cotrijal Cooperativa, durante a palestra sobre manejo para altas produtividades, moderada por Giovani Stefani Faé, da Embrapa Trigo. Barboza destacou a importância da construção da fertilidade no perfil do solo como base fundamental para alcançar altas produtividades. Ele ressaltou que um solo fértil garante disponibilidade hídrica prolongada para as culturas, o que se torna crucial em períodos de estiagem.

"A base para altas produtividades é a construção da fertilidade no perfil do solo", afirmou Barboza, reforçando os pontos discutidos pelo Dr. Tales Tiecher.

Os especialistas afirmam que o investimento em tecnologias e práticas sustentáveis de manejo do solo é fundamental para enfrentar os desafios atuais da agricultura, especialmente diante das variações climáticas e da crescente demanda por alimentos. 


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.