Dia de Campo apresenta novas cultivares de feijão-caupi
O evento vai reunir produtores do Nordeste Paraense e Região Metropolitana de Belém
O público de Belém vai conhecer as novas cultivares de feijão-caupi, o tradicional feijão-de-corda ou feijão da colônia, lançadas pela Embrapa este ano. BRS Bené (grãos marrons graúdos), BRS Guirá (grãos pretos), BRS Utinga (grãos brancos graúdos) e BRS Natalina (tipo “manteiguinha”) serão apresentadas em um Dia de Campo, na próxima segunda-feira, 2/10, a partir da 9h, na sede da instituição. O evento vai reunir produtores do Nordeste Paraense e Região Metropolitana de Belém, técnicos extensionistas e representantes de instituições parceiras.
As quatro novas variedades apresentadas pela instituição têm elevado potencial produtivo, alta qualidade de grãos e são adaptadas à principais de regiões de cultivo no estado do Pará. Resultado de 40 anos de pesquisa em melhoramento genético de feijão-caupi, as cultivares BRS Bené, BRS Utinga e BRS Guirá apresentam porte ereto, semiereto e semi-prostrado, que se ajustam bem à colheita mecanizada e favorecem também a colheita manual. E a BRS Natalina é a primeira cultivar do tipo "manteiguinha" do Brasil.
No Dia de Campo, o público vai ver as variedades em campo em ponto de colheita, a qualidade dos grãos, potencial produtivo das plantas e conhecer como é o trabalho de melhoramento genético de feijão-caupi na Embrapa.
Tradição na agricultura familiar do Pará, feijão-caupi, é um alimento proteico com importante papel na segurança alimentar e nutricional das populações locais. O Pará produziu em 21 mil toneladas de feijão, em 2022. Desse total, 19 mil toneladas são de grãos de feijão-caupi, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Serviço:
Dia de Campo de apresentação das novas cultivares de feijão-caupi
Data: 2/10/2023
Hora: 9h
Local: Embrapa Amazônia Oriental (Trav. Dr. Enéas Pinheiro, s/n)