CI

Desenvolvimento do arroz é promissor

Perspectivas de uma safra favorável


Na região de Porto Alegre, em Sentinela do Sul, as culturas de arroz irrigado apresentam boas condições de desenvolvimento. Na região de Porto Alegre, em Sentinela do Sul, as culturas de arroz irrigado apresentam boas condições de desenvolvimento. - Foto: Nadia Borges

A cultura do arroz no Rio Grande do Sul está apresentando um bom desenvolvimento, com perspectivas de uma safra favorável, beneficiada pelo clima propício. Embora as temperaturas mais baixas registradas no meio da semana possam ter prejudicado alguns trabalhos na fase reprodutiva, os impactos foram pontuais.

De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), na região de Bagé, as primeiras lavouras de arroz já estão atingindo a fase de maturação, com relatos de início de colheita em Maçambará e São Borja. Em Maçambará, porém, os produtores relatam produtividades abaixo do esperado devido ao excesso de chuvas na fase vegetativa e baixas temperaturas durante a simulação. Em contrapartida, em São Borja, as produtividades estão de acordo com as projeções iniciais.

Em Pelotas, as lavouras de arroz foram beneficiadas pelo clima seco e ensolarado, promovendo um desenvolvimento favorável, especialmente no estágio de abastecimento de grãos, e estabelecendo expectativas positivas para a produtividade.

Na região de Porto Alegre, em Sentinela do Sul, as culturas de arroz irrigado apresentam boas condições de desenvolvimento, com a maioria na fase de enchimento de grãos e algumas já em fase de maturação.

Em Santa Maria, mais de 75% dos trabalhos estão no período reprodutivo, com a disponibilidade de água nos reservatórios necessários. No entanto, a região sofreu atrasos e replantios devido às chuvas intensas em novembro e dezembro.

Na região de Soledade, o retorno das chuvas favoreceu o desenvolvimento da cultura, mesmo com atrasos na semeadura causados ??por enchentes. Os tratos culturais, como adubações e monitoramento de sentenças e doenças, estão sendo realizados conforme necessário.

Quanto à comercialização, o preço médio da saca de arroz apresentou uma redução de 4,57% em média no estado, conforme levantamento semanal da Emater/RS-Ascar, porém ainda mantém uma faixa que proporciona bons salários para os produtores com produtividade dentro da média histórica da cultura.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.