Desenvolvimento da soja é satisfatório no RS
As condições ambientais propiciaram avanço significativo da semeadura
As condições ambientais propiciaram avanço significativo da semeadura em grande parte do Estado, apesar de algumas restrições mais acentuadas na Região Sul, devido ao volume mais elevado de precipitações. A área semeada alcançou 90%, recuperando parcialmente o atraso, causado pelas condições adversas de excesso de chuvas e elevada umidade do solo, que impediram a correta deposição de sementes e a ampliação dos cultivos.
Em virtude dos volumes acumulados de chuva, foram observados sinais de erosão laminar e superficial, principalmente em áreas de plantio convencional. Mesmo no sistema de plantio direto (SPD), o volume e a intensidade das chuvas superam a capacidade de infiltração de água no solo. Em áreas com SPD consolidado, a infiltração é mais eficiente, resultando em menores danos por erosão.
O desenvolvimento da cultura é satisfatório, especialmente nas lavouras semeadas a partir de 15/11, nas quais as plantas apresentam crescimento vigoroso e estrutura mais robusta, com menor distância entre trifólios e caules mais espessos. As lavouras semeadas no início do período do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), entre 20/10 e 10/11, recuperaram-se bem, e houve emissão de folhas novas bem desenvolvidas.