CI

Descobertas científicas mais esperadas para 2023

CRISPR está entre as tecnologias


Foto: Divulgação

Este ano, vários avanços na ciência, medicina e exploração espacial foram apresentados no mundo, deixando precedentes e fundamentos para continuar o desenvolvimento em 2023. Isso inclui  o programa Artemis da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (Nasa), que trouxe a atenção do mundo de volta à exploração da Lua , e novas metodologias para o desenvolvimento rápido e eficaz de vacinas.

Estes são cinco avanços esperados, segundo a BBC:

Nova geração de vacinas:  o sucesso no desenvolvimento de vacinas do tipo mRNA para combater a pandemia de covid-19, permitiu a exploração desses imunizantes para outros vírus e doenças. Isso inclui problemas de saúde pública, como malária, tuberculose, herpes genital, HIV, fibrose cística, câncer e vários tipos de doenças pulmonares.

Observação espacial avançada:  o precedente neste campo foi estabelecido pelo lançamento do Telescópio Espacial James Webb, o instrumento lançado pela NASA, a Agência Espacial Européia (ESA) e a Agência Espacial Canadense. Isso leva a ESA a lançar o telescópio Euclides em 2023, que pretende entrar na órbita solar por seis anos e assim criar um mapa 3D do universo, enquanto a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão trabalha em uma missão para detectar radiação de raios-X de estrelas distantes e galáxias.

Engenharia genética CRISPR:  está prevista para o ano que vem a aprovação da terapia CRISPR-Cas9, técnica de edição de genes que permite alterar uma fita de DNA, cortando parte dela e reconstituindo-a para formar uma nova sequência. Resultados promissores foram observados em ensaios clínicos contra duas doenças genéticas do sangue, incluindo a doença falciforme.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.