CI

Derecho: entenda o fenômeno que danificou lavouras nos EUA

Tempestade percorreu o Sul de Iowa, Norte do Missouri, Centro de Illinois, Centro e Sul de Indiana



Foto: Canva

De acordo com o último boletim de monitoramento do clima e das lavouras, em 29 de junho, um fenômeno climático conhecido como "Derecho" atingiu algumas das áreas mais afetadas pela seca, incluindo o centro de Illinois, danificando ainda mais as plantações que já estavam sofrendo com a falta de chuvas. A tempestade de vento, que se originou nas planícies centrais, percorreu o sul de Iowa, norte do Missouri, centro de Illinois e centro e sul de Indiana. Rajadas de vento generalizadas variaram de 60 a 100 mph (cerca de 97 a 161 km/h). 

O que é um Derecho?
Um "Derecho" é um evento climático caracterizado por uma linha de tempestades ou chuva intensa associados a ventos muito fortes e normalmente rápidos. 

No entanto, as tempestades associadas ao Derecho trouxeram a recuperação de umidade no solo, com o clima chuvoso se estendendo pelos dias seguintes durante a segunda metade da semana. Na verdade, as chuvas aliviam a seca, totalizando entre 1 e 3 polegadas (25 a 76 mm) ou mais, desde as planícies centrais até o Vale do Ohio, justamente quando o milho e a soja plantados mais cedo estavam entrando na fase reprodutiva de desenvolvimento.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO.

Por outro lado, o clima quente e seco se expandiu do sul das planícies até o sudeste, causando estresse nas culturas de verão em fase reprodutiva. No entanto, a umidade do solo no sul era geralmente adequada antes do período de calor, o que ajudou a limitar os impactos nas safras. As condições quentes e úmidas também foram estressantes para o gado no sul do país. Em outras regiões, as chuvas persistentes no oeste foram substituídas por clima mais quente e seco, com vários incêndios florestais no sudoeste sendo observados devido ao calor crescente. No início de julho, o incêndio Pass, no sudoeste do Novo México, já havia consumido quase 60.000 acres (24.281 hectares) de florestas e pastagens.

No geral, as temperaturas em todo o país estavam próximas ou acima da média, com exceção de uma área que se estendia do centro e sul da Califórnia até as planícies centrais. Mesmo dentro dessa região mais fria do que o normal, as temperaturas começaram a subir no final da semana. Em várias áreas, as temperaturas semanais foram pelo menos 2,8°C acima da média, principalmente no noroeste e no centro-sul dos EUA. Apesar de um resfriamento no final da semana, uma área de calor extremo persiste na maior parte do Texas e sul do Novo México.

MONITOR DE SECAS

O monitor de secas apresenta os dados até o dia 27 de Junho, sendo este o monitoramento mais recente. Portanto, não compreende as chuvas causadas pelo Derecho no dia 29 de Junho. Neste monitoramento, ainda há sinais de seca principalmente no Kansas e Nebraska. 

Produtores de soja e milho dos EUA

Essas condições climáticas variadas têm impactos significativos nas lavouras dos EUA. É importante que os produtores brasileiros estejam cientes dessas circunstâncias para ajustar suas estratégias de manejo e estar preparados para possíveis repercussões nos mercados agrícolas. Monitorar regularmente as atualizações climáticas e as condições das lavouras nos EUA pode fornecer informações valiosas para orientar as decisões de produção e gestão das safras.

Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.