Depois de várias altas, soja cai em Chicago
O esmagamento na Bolsa continua forte à medida que os produtos ganham mais do que os grãos
Na Bolsa de Chicago, a soja fechou em queda, motivada por realização de lucros pelos Fundos, enquanto os fundamentos continuam altistas, de acordo com informações divulgadas pela TF Agroeconômica. “O contrato de janeiro22 da soja em grão fechou em queda de 0,26% ou $ 3,50 cents/bushel a $ 1359,0; o contrato de maio22, importante para as exportações brasileiras, fechou também em queda de 0,33% ou $ 4,50 cents/bushel a $ 1374,25”, comenta.
“O contrato de janeiro do farelo de soja continuou em alta de 0,24 % ou $ 1,0/t curta a $ 415,8 e o contrato de dezembro de óleo de soja fechou em queda de 0,49% ou $ 0,28/libra-peso a $ 56,44. A realização de lucros, após nove sessões de altas, impôs um fechamento baixista. Os Fundos teriam gerado vendas líquidas, de acordo com pesquisas não oficiais. Enquanto isso, a questão do clima continua gravitando. No sul do Brasil e em áreas-chave da Argentina, altas temperaturas e baixa probabilidade de chuvas continuam a prevalecer nas próximas semanas”, completa.
O esmagamento na Bolsa continua forte à medida que os produtos ganham mais do que os grãos, a partir do meio-dia a moagem era de $ 1,82 1/4 por bushel, pouco abaixo da alta de 6 anos de + $ 2 / bu no início de novembro. “Nossa conversão interna mostra que o valor do farelo aumentou $ 1,71 / bu desde primeiro de dezembro, enquanto o óleo de soja aumentou 18 centavos / bu durante o mesmo período. A soja do primeiro mês ganhou $ 1,40 1/2 desde 1º de dezembro”, indica.
“O Ministério da Agricultura da China está incentivando os agricultores a expandir a área de soja de 2022/23 para objetivos de tarefas políticas. Não há especificações sobre o quanto de expansão foram descritos”, conclui.