Depois de estudar a fundo cada região, as necessidades dos agricultores e as características de cada produto, a Dekalb, empresa líder em mais de 50 países e que chegou ao Brasil no ano passado, criou uma nova forma de classificar seus híbridos de milho. Agora, eles estão divididos de acordo com seus mais importantes benefícios. São 4 diferentes Linhas Máxima Produtividade Dekalb: sanidade, precocidade, grão qualy e especialidades. A Dekalb utiliza o maior banco de germoplasma do mundo e de toda a tecnologia de ponta no desenvolvimento de híbridos que irão ajudar os agricultores brasileiros a superar limites na hora de produzir.
Os agricultores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Sul do Mato Grosso do Sul e os agricultores da região Centro-Norte (SP, MG, RJ, ES, MS (Norte), MT, GO, DF, BA (Oeste), N e NE têm à sua disposição os híbridos mais indicados e classificados dentro das novas Linhas Máxima Produtividade Dekalb , conforme abaixo:
Linha Sanidade – O produtor que quer tolerância e produtividade ao mesmo tempo, precisa de híbridos capazes de suportar as principais doenças, adversidades climáticas e diferentes características de cada região. Os híbridos desta linha são resultado de avançada tecnologia e do que existe de melhor na genética mundial.
Para os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Sul do Mato Grosso do Sul:
· DKB 215 – É o híbrido mais plantado pelos líderes em tecnologia. Sua genética diferenciada oferece altíssimo potencial produtivo com uniformidade de planta e inserção de espigas que são baixas e apresentam grãos duros e alaranjados. Sua comprovada sanidade de colmo e resistência ao carvão do topo garantem ótimo retorno aos investimentos. Por isso, recomenda-se plantá-lo nas melhores áreas e com manejo adequado de adubação.
· DKB 909 – Desafia as adversidades que afetam a cultura do milho: pressão de doenças, instabilidades climáticas, diferentes altitudes, altas temperaturas, manejos e épocas de plantio. Proporciona elevados patamares de produtividade e rentabilidade, garantidos também pela sanidade de grãos.
· DKB 280 – Apresenta alta tolerância à Ferrugem Comum, à Helmintosporiose e ao Complexo de Doenças de Colmo que ocorrem na região Sul. Essa superioridade, aliada ao excelente sistema radicular, garante ótima performance com estabilidade produtiva, que o torna uma opção segura para áreas de alto investimento.
· DKB 333B – Sua alta performance é resultado da sua maior tolerância às doenças foliares, principalmente à Phaeosphaeria e à Cercospora. Tem ótimo empalhamento, superior qualidade de colmo e maior tolerância à estiagem. Por isso, apresenta ótimos resultados em plantios do tarde e também da safrinha.
· DKB 350 – Insuperável, porque foi desenvolvido através da genética de ponta Dekalb, que o torna altamente tolerante às principais doenças foliares. Esta característica, aliada ao ótimo sistema radicular, permite superar os estresses hídricos, proporcionando excelentes resultados nos plantios do tarde e da safrinha. De grãos semiduros alaranjados, tem grande aceitação comercial.
Para a região Centro-Norte (SP, MG, RJ, ES, MS (Norte), MT, GO, DF, BA (Oeste), N e NE:
· DKB 333B – Sua alta performance é resultado de sua insuperável sanidade foliar, principalmente à Cercospora e à Phaeosphaeria. Este híbrido suporta maiores períodos de estiagem, o que, aliado à sua excelente qualidade de colmo, garante excelentes resultados.
· DKB 350 – Alia tolerância às principais doenças foliares, inclusive à Cercospora. Possui sistema radicular diferenciado, que permite superar os estresses hídricos e alcançar excelentes resultados. De grãos semiduros alaranjados, tem grande aceitação comercial.
· DKB 909 – Desafia as adversidades que afetam a cultura do milho: pressão de doenças, instabilidades climáticas, diferentes altitudes, altas temperaturas, manejos e épocas de plantio. Proporciona segurança e elevados patamares de produtividade com rentabilidade, garantidos também pela sanidade de grãos.
Linha Precocidade – Rapidez. Esta é a característica mais importante para quem escolhe os híbridos desta linha. Produz mais e em menos tempo. Com isso, os agricultores chegam antes ao mercado e conseguem melhores preços na comercialização.
Para os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Sul do Mato Grosso do Sul:
· DKB 205 – Único híbrido hiperprecoce do mercado que combina produtividade com qualidade de grãos: duros, avermelhados, de ótima qualidade bromatológica, alto teor de óleo e proteína. Por isso, oferece um diferencial energético na formulação de rações e na produção de silagem de grãos úmidos. Além disso, apresenta excelente tolerância ao carvão do topo, comum nos plantios do cedo em Santa Catarina.
· DKB 901 – Destaca-se pela sua superprecocidade, que permite melhor aproveitamento do solo e colher excelentes resultados mais cedo. Por apresentar ótima tolerância a doenças foliares, pode ser utilizado também em plantios tardios. Tem sido utilizado na produção de silagem de grãos úmidos graças à ótima digestibilidade de seus grãos.
Para a região Centro-Norte (SP, MG, RJ, ES, MS (Norte), MT, GO, DF, BA (Oeste), N e NE:
· DKB 901 – Destaca-se pela superprecocidade, que permite melhor fluxo de caixa pela
colheita e venda antecipada. Permite também melhor utilização da área no escalonamento do plantio e da colheita. Responde aos investimentos maximizando seus lucros.
Linha Grão Qualy – Grãos sadios, resistentes e de excelente padrão comercial. Os híbridos dessa linha são facilmente diferenciados pela sua qualidade e baixo índice de grãos ardidos. É a garantia de um produto melhor e mais produtivo.
Para os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Sul do Mato Grosso do Sul:
· DKB 214 – Apresenta porte baixo, grande expansão de espigas, ótimo empalhamento, grãos duros de elevado peso específico e ótima qualidade de colmo. Indicado para plantio nas melhores áreas, onde ele pode expressar todo seu potencial, respondendo aos diferentes manejos de tecnologia.
· DKB 212 – A região Sul o elegeu como o híbrido padrão em sanidade de grãos. Apresenta os mais baixos índices de grãos ardidos do mercado. Além disso, tem ótimo empalhamento. É Imbatível em estabilidade produtiva, pois apresenta excelente sistema radicular e sanidade de colmo, sendo uma alternativa segura de escalonamento na colheita.
Linha Especialidades – Linha de híbridos diferenciados, ideais para objetivos específicos de produção. O melhor nas categorias silagem, milho branco e outros nichos de mercado.
Para os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Sul do Mato Grosso do Sul:
· DKB 747 – Desenvolvido para apresentar um sistema radicular diferenciado, que permite superar as limitações físicas e químicas do solo, como alumínio tóxico, buscando água e nutrientes em camadas mais profundas. Por isso, tem ótima tolerância à estiagem e estabilidade produtiva. Essas características, aliadas a sua sanidade foliar e de colmo, permitem maior amplitude de época de plantio.
· DKB 929 – Possui arquitetura de planta moderna: folhas eretas, excelente qualidade de colmo, de raiz e de sanidade foliar. Por isso, pode ser utilizado em diferentes situações de manejo: irrigação, espaçamento e plantio adensado, com isso otimizando os recursos da propriedade.
· DKB 670 – Milho branco consagrado no mercado de canjica. Tem grãos duros de excelente qualidade, com alto índice de conversão industrial. Por apresentar excelente sanidade de planta, de espiga e alta produção de massa seca, pode também ser utilizado na produção de silagem, trazendo grande retorno ao mercado de confinamento.
· DKB 990 – Lançamento. Híbrido desenvolvido especialmente para a indústria de canjica, apresenta ótimo rendimento industrial. Possui excelentes características agronômicas, que contribuem para os desafios de produtividade.
· DKB 806 – Oferece silagem de alta qualidade e digestibilidade, precocidade e excelente sanidade foliar. Foi testado e aprovado nas principais bacias leiteiras e hoje é considerado híbrido padrão em equilíbrio de volume e qualidade bromatológica. Quando utilizado para a produção de grãos, seus resultados são altamente positivos.
· DKB 344 – Ótima opção para quem deseja alta produtividade de grãos ou de silagem em plantio do cedo ou de época normal. Tem excelente arranque inicial e alta tolerância à Ferrugem comum (Puccinia sorghi). A grande versatilidade na utilização do seu produto final permite que o excedente seja colhido e comercializado como grãos, que são de ótima qualidade.
Para a região Centro-Norte (SP, MG, RJ, ES, MS (Norte), MT, GO, DF, BA (Oeste), N e NE:
· DKB 747 – Maior tolerância ao alumínio tóxico, permite que o sistema radicular alcance maiores profundidades, explorando melhor os nutrientes do solo e da água. A estabilidade deste híbrido em diferentes épocas e ambientes de plantio traduz maior segurança ao agricultor. Tem bom visual de espiga, excelente qualidade de grãos e de colmo.
· DKB 929 – Apresenta arquitetura de planta diferenciada: folhas eretas, excelente qualidade de colmo, de raiz e sanidade que permite maior população de plantas por hectare. Híbrido ideal para agricultores que procuram maior aproveitamento dos recursos ambientais: luz, água e nutrientes. Ótima opção para o plantio irrigado e também espaçamento reduzido.
· DKB 670 – Milho branco consagrado no mercado de canjica. Tem grãos duros de excelente qualidade, com alto índice de conversão industrial. Por apresentar excelente sanidade de planta, de espiga e alta produção de massa seca, pode também ser utilizado na produção de silagem, trazendo grande retorno ao mercado de confinamento.
· DKB 990 – Lançamento. Híbrido desenvolvido especialmente para a indústria de canjica, apresenta ótimo rendimento industrial. Possui excelentes características agronômicas, que contribuem para os desafios de produtividade.
· DKB 806 – Oferece silagem de alta qualidade e digestibilidade, precocidade e excelente sanidade foliar. Foi testado e aprovado nas principais bacias leiteiras e hoje é considerado híbrido padrão em equilíbrio de volume e qualidade bromatológica. Quando utilizado para a produção de grãos, seus resultados são altamente positivos.
· DKB 440 –Apresenta maior tolerância à Puccinia sorgui, resultando num excelente arranque inicial nos plantios do cedo. As maiores produtividades deste híbrido têm ocorrido nas regiões de transição e em áreas irrigadas. Outro ponto forte é sua ótima performance em silagem de planta inteira e de grãos úmidos.
Híbridos que completam as Linhas Máxima Produtividade Dekalb
Para os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Sul do Mato Grosso do Sul:
· DKB 440 – Seu excelente arranque inicial e a maior tolerância à Puccinia sorghi permitem plantios no cedo nas regiões abaixo de 700 metros de altitude, com ótimos resultados.
· C-435 – Tem apresentado ao longo dos anos excelente estabilidade com ótima produtividade nas áreas de menor investimento. Por apresentar alta tolerância a doenças, tem versatilidade de época de plantio.
· C-701 – Vem demonstrando alta estabilidade produtiva há vários anos, proporcionando, com isso, segurança aos produtores.
· C-444 – Maior segurança no plantio em áreas de menor investimento. Um dos híbridos de maior sanidade se comparado aos demais concorrentes dessa categoria. Tem grande amplitude de época de plantio: cedo, normal e tardio.
· C-125 – Um dos híbridos mais plantados nas áreas de menor investimento. Apresenta ótimos resultados, destacando-se dos demais híbridos concorrentes dessa categoria. Recomendado para todas as épocas de plantio.
Para a região Centro-Norte (SP, MG, RJ, ES, MS (Norte), MT, GO, DF, BA (Oeste), N e NE:
· C-435 – Tem apresentado ao longo dos anos excelente estabilidade com ótima produtividade nas áreas de menor investimento. Por apresentar alta tolerância a doenças, tem versatilidade de época de plantio.
· C-701 – Vem demonstrando alta estabilidade produtiva há vários anos, proporcionando, com isso, segurança aos produtores.
· C-444 – Maior segurança no plantio em áreas de menor investimento. Um dos híbridos de maior sanidade se comparado aos demais concorrentes dessa categoria. Tem grande amplitude de época de plantio: cedo, normal e tardio.
C-125 – Um dos híbridos mais plantados nas áreas de menor investimento. Apresenta ótimos resultados, destacando-se dos demais híbridos concorrentes dessa categoria. Recomendado para todas as épocas de plantio
Sistema de Produção Clearfield
Para os agricultores produzirem mais e alcançar os melhores resultados no campo é preciso combater as plantas daninhas antes que elas causem redução na produtividade. O Sistema de Produção Clearfield combina o uso do herbicida OnDuty, com as sementes de milho híbrido Dekalb, que foram desenvolvidas para tolerar esse herbicida. No Brasil, a primeira cultura a se beneficiar deste sistema é o milho e a Dekalb é a pioneira em seu lançamento.
O Sistema de Produção Clearfield é o único que proporciona ao mesmo tempo os seguintes benefícios: amplo espectro de controle de folhas largas e estreitas, controle prolongado, sensível redução de invasoras, controle de plantas daninhas que germinam em diferentes épocas. Os híbridos Dekalb que contém essa tecnologia são DKB 333B CL, DKB 909 CL e DKB 901 CL que são diferenciados pela sigla "CL".
Dekalb, uma empresa líder.
A Dekalb é uma marca nova no mercado brasileiro, mas que já possui produtos consagrados em seu portfolio.
Presente nos Estados Unidos desde 1912, a Dekalb é formada por um grupo de agricultores que naquela época já buscavam desafios.
E não será diferente aqui no Brasil. Um dos objetivos da empresa é trazer ao nosso mercado, híbridos mais produtivos e com maior valor agregado. Para isso, ela irá explorar toda a tecnologia de ponta Dekalb e o maior banco de germoplasma do mundo.
* Outras informações sobre as sementes de milho híbrido Dekalb podem ser obtidas pelo telefone: 0800-156399.