CI

Dada a largada na safra americana. Como está o clima?

USDA indica que 23% das áreas de milho e 21% de soja estão em condições de seca


Previsão para o mês indica temperaturas e chuvas acima da média, cenário é positivo Previsão para o mês indica temperaturas e chuvas acima da média, cenário é positivo - Foto: United Soybean Board

O mês de abril é um período de suma importância para a agricultura dos EUA, uma vez que grande parte das lavouras são semeadas neste mês, com destaque para o milho que historicamente começa a ser plantado no primeiro decêndio do mês, na sequência vem o algodão e do meio para o final do mês o plantio da soja.

Destaque especial para a região conhecida como “Corn-Belt” (Cinturão do milho). Região nor-nordeste dos EUA, nos arredores dos grandes lagos na divisa com o Canadá.

Nos dados mais recentes até o momento do monitor de secas da NOAA, as condições disponibilizadas no dia 26 de Março, indicam que pelo menos 23% das áreas do Corn Belt ainda estão registrando condições de seca. Para a soja, esse índice é de 21% das áreas monitoradas. Contudo a maior parte do Corn-Belt está registrando condições adequadas de umidade no solo para o plantio.


Áreas em verde claro indicam os setores com menor produção de milho, áreas em verde escuro indicam os maiores produtores. Já as manchas hachuradas representam setores em condições de seca. Fonte: USDA.



De maneira geral, as projeções indicam um quadro de temperaturas acima da média em todo o Corn-Belt, para o mês de abril. De certa forma, isso deve contribuir um desenvolvimento inicial e emergência mais ligeiro nas regiões produtoras do EUA, uma vez que ainda são esperadas temperaturas negativas no mês de abril (início da primavera por lá).



Previsão de temperaturas para o mês de abril. Áreas em vermelho indicam condições de temperaturas acima da média histórica para o mês. Áreas em branco indicam temperaturas dentro da média climatológica. Fonte: CPC-NOAA.

 

Já em relação às chuvas, as projeções indicam que no leste do Corn-Belt as precipitações devem ficar acima da média do período, o mesmo é observado em áreas do sul das regiões produtoras, com previsão de chuvas ligeiramente acima da média. Já nos setores mais ao norte, são esperadas chuvas dentro daquilo que comumente ocorre no mês de abril. Isso também é positivo, uma vez que as chuvas podem recuperar os níveis de umidade no solo, revertendo o quadro de atenção em relação à seca.   

Previsão de chuvas para o mês de abril. Áreas em verde indicam condições de chuvas acima da média. Áreas em branco indicam temperaturas dentro da média climatológica. Fonte: CPC-NOAA.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.