CI

Custo operacional do algodão registra queda

Dados promissores para os produtores de algodão na safra 23/24



Foto: Divulgação Ufla

O Projeto Rentabilidade, do Senar-MT, revelou dados promissores para os produtores de algodão na safra 23/24. Segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o Custo Operacional Efetivo (COE) do algodão, estimado em setembro de 2023, foi de R$ 13.887,38 por hectare, indicando uma queda significativa de 24,73% em comparação com a safra anterior. Esse cenário positivo foi impulsionado principalmente pela drástica redução nos custos com macronutrientes, que diminuíram em impressionantes 40,09% entre as safras.

Veja também: Tensões internacionais influenciam os preços do algodão

Além disso, as despesas relacionadas à classificação e beneficiamento também apresentaram uma redução acentuada de 59,16%, no mesmo período comparativo, devido à desvalorização observada nos preços do caroço. Diante deste cenário favorável e considerando o preço ponderado atual da comercialização da safra 23/24, os produtores agora conseguem não apenas cobrir, mas também superar o seu COE.

No entanto, a importância de os cotonicultores permanecerem atentos às oscilações dos preços futuros. A capacidade de aproveitar as melhores oportunidades de mercado para negociar o algodão continua sendo crucial para garantir a lucratividade e a estabilidade financeira no setor.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.