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Baixos preços do milho desestimulam os produtores a vender

Colheita da segunda safra de milho atinge 74% no Centro-Sul do Brasil



Foto: Agrolink

Segundo a análise semanal da Central Internacional de Análises Econômicas e de Estudos de Mercado Agropecuário (Ceema), a colheita da segunda safra de milho deste ano alcançou 74% da área no Centro-Sul brasileiro até o dia 11 de julho, conforme dados da AgRural. No Paraná, de acordo com o Deral, 67% das lavouras da safrinha já foram colhidas. Das áreas restantes, 43% estão em boas condições, 36% em situação média e 21% em condições ruins.

No Mato Grosso do Sul, a Famasul informou que a colheita atingiu 40,4% da área total no início da semana, um avanço em relação ao ano anterior. Das lavouras a serem colhidas, 39,8% estão em boa situação, 25,8% em condições regulares e 34,4% em situação ruim. O estado espera uma colheita final da safrinha de 11,4 milhões de toneladas, o que representa uma queda de 19,2% em relação a 2023.

No cenário de exportações, a Secex informou que, nos primeiros 10 dias úteis de julho, o Brasil exportou 848.856 toneladas de milho, com a média diária ficando 57,9% abaixo da média de julho do ano passado. Apesar disso, a Anec aumentou a previsão de exportação de milho para julho para 4,5 milhões de toneladas.

Nos primeiros seis meses de 2024, o Brasil exportou 8,3 milhões de toneladas de milho, uma redução de 28% em comparação com os 11,7 milhões exportados no mesmo período do ano passado. Contrariando o relatório do USDA, a Anec prevê que o Brasil exportará cerca de 40 milhões de toneladas de milho em 2024, contra 56 milhões no ano anterior, com expectativa de aumento nos volumes exportados no segundo semestre.

Em termos de comercialização, até o início de julho, apenas 36,1% da segunda safra havia sido negociada, em comparação com 40,2% na safra passada e 59% na média dos últimos três anos, segundo a StoneX. Os baixos preços do milho estão desestimulando os produtores a vender. Apenas uma desvalorização mais acentuada do Real poderia levar a um aumento na comercialização do cereal, pois isso tende a melhorar o preço de exportação do produto.

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