CI

Cultivar de trigo mineiro reduz custos e ganha espaço na pecuária

A silagem do MGS Brilhante é cerca de 40% mais barata que a do milho



Foto: Canva

O trigo MGS Brilhante, desenvolvido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vem ganhando destaque como opção eficiente e econômica para a produção de silagem no inverno. Em 2024, foram produzidas 60 toneladas de sementes, das quais 20 toneladas já foram comercializadas, com alta demanda, inclusive por pecuaristas de outros estados, conforme o informado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.

A silagem do MGS Brilhante é cerca de 40% mais barata que a do milho, tornando-se uma alternativa atraente para os produtores. Além disso, sua ausência de aristas evita lesões no rúmen dos bovinos, melhorando a saúde animal. “O trigo apresenta de 12% a 14% de proteínas, enquanto o milho tem entre 7% e 8%. Além disso, ele tem a fibra longa, um fator importante por estimular a ruminação das vacas de leite, consequentemente, melhorando a absorção de nutrientes pelos animais”, apontou o agrônomo e pesquisador da Epamig Maurício Coelho.

Segundo a Secretaria de Agricultura, com resistência à seca e ao calor, o trigo é ideal para o período de entressafra, substituindo o milho safrinha, frequentemente atacado por pragas como a cigarrinha. A cultura também favorece a rotação, reduzindo pragas e plantas daninhas, e deixa uma palhada que mantém a umidade do solo e reduz custos na safra seguinte.

Inicialmente criado em 2005 para produção de pães, o MGS Brilhante revelou-se excelente para silagem em 2018. A pesquisa é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e conta com mais de 40 unidades demonstrativas em Minas Gerais, com apoio da Emater-MG para divulgação da tecnologia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.