CI

CULTIVAR – Pauta da Edição nº 28, de Maio - 2001.


Entre outros, temos selecionados para esta edição os seguintes temas:

SOJA

• Soja no tratamento de doenças humanas – Por Mercedes Pannizi, da Embrapa Soja

A pesquisadora de Londrina, com larga experiência em soja para alimentação humana, analisa agora o papel da cultura no tratamento de doenças, um tema que cada vez mais desperta o interesse.

SORGO

• Antracnose no sorgo – por Carlos Alberto Casela, da Embrapa Milho e Sorgo

Uma das doenças que mais danos causam ao sorgo, com elevados prejuízos em todas as safras. Causas, formas de ataque e métodos de controle. Interessante artigo de um dos mais conhecidos especialistas do país.

GERAL

• Zoneamento do Tocantins – matéria de redação

Nova fronteira agrícola do país, em franca expansão, o Tocantins é um dos estados que têm atraído bons investimentos agrícolas. Saiba qual região melhor se adapta à sua cultura.

ALGODÃO

• O algodão “mocó” –por Ivan Oliveira, chefe da Est. de Serra Talhada - IPA.

Desde 1983, devido à praga do Bicudo, a cultura do algodão arbóreo teve uma queda extraordinária no Nordeste. O surgimento de meios de controle da praga, e o grande interesse econômico do algodão, estão recuperando a cultura e a economia rural.

CAFÉ

• Manejo da Ferrugem – por Sara Maria Chalfoun, da Epamig

Decorridos 30 anos desde a primeira constatação da ferrugem do cafeeiro no Brasil, tem-se várias opções para o seu controle. Apesar disso, atribui-se à doença um redução média sobre a produção de 20%, uma vez que na maioria das vezes o controle da doença é realizado de forma inadequada considerando-se aspectos relativos à época, doses e técnicas de aplicação dos fungicidas.

• Etileno na maturação – por Alemar Braga Rena, da UFV e Embrapa Café

Maturação uniforme é uma das situações mais desejadas na hora da colheita. Existem forma de obtê-la.

DOENÇAS

• Resistência de fungos a fungicidas – por Raquel Ghini, da Embrapa Meio Ambiente

Cada vez mais surgem casos de resistência de fungos a fungicidas. A questão é preocupante e para tratá-la foi até criado um comitê de especialistas. Mas afinal o que se sabe sobre a resistência de fungos no Brasil? Quais as doenças que adquiriram imunidade ao tratamento? A pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente vai a fundo na questão.

• Doenças causadas por agroquímicos – por Hasime Tokeshi, da Esalq

Não é só a resistência a fungicidas que preocupa os cientistas hoje. Eles estão pesquisando até mesmo as doenças causadas pelos próprios produtos que as deveriam combater. As razões de tal ocorrência são analisadas pelo veterano e respeitado professor da Esalq. Material de suma importância.

PRAGAS

• Ácaro rajado. Pequeno mais daninho – Por Gilberto J de Moraes, da Esalq

Os ácaros figuram entre os insetos praga no Brasil com o menor número de espécies. Mas a que causa mais danos, certamente, é esta, na análaise do conceituado acarologista, professor da Esalq.

• Formigas – Por Luis Carlos Forti, da Unesp

Um dos principais especialistas em formigas do Brasil – da Unesp - analisando o controle dessa importante praga.

AMBIENTE

• Pulverizador microtubo para sulcos – Por Alan McCraken

Este trabalho, especial do pesquisador norte-americano para a Cultivar, descreve um novo sistema de aplicação que usa tamanhos específicos de m8icrotubos para aplicar baixos volumes de inseticida dentro de sulcos abertos durante o plantio. Revolucionário.

• O NIM (Azadirachta indica) – um Inseticida Natural, por Sueli Milanez, do IAPAR

A agricultura orgânica defende o nim, um produto natural biodegradável e toxicidade muito baixa ao homem e aos vertebrados.

• Agricultura limpa, o desafio do milênio – por Wilmar Cório da Luz, Embrapa Trigo

O conceito de agricultura limpa pressupõe colheitas sadias e de qualidade, além do uso de produtos químicos menos tóxicos e de ação específica, e maior controle biológico.

• Recuperação de solos degradados – por Pedro Luiz de Freitas, da Embrapa Solos

É possível evitar a mineralização do solo submetidos a seguidos cultivos? A aplicação seguida e indiscriminada de corretivos e de fertilizantes pode levar a mineralização ou salinização do solo.

MILHO

• Fitoxidade de herbicidas – Paulo Magalhães, Embrapa Milho e Sorgo

Usar herbicidas em pós-emergência depende de fatores essenciais. Como recorrer a essa prática sem causar problemas de fitotoxidade às lavouras já instaladas. Essa a questão tratada pelo pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo.

ARROZ

• Variedade de irrigado – Embrapa Clima Temperado

Nem sempre o produtor sabe quais variedades estão disponíveis para o plantio. Nada melhor do que aproveitar o período pós-colheita para avaliar as opções disponíveis no mercado e optar por uma melhor adaptada às condições da lavoura.

FEIJÃO

• Braquiária no manejo de doenças – por Jefferson Costa, da Embrapa CNPAF

O fitopatologista do CNPAF, reconhecido por seus trabalhos na área do feijão, mostra como controlar algumas doenças com origem no solo através de um sistema que inicia com o plantio de braquiária.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.