Cotril moderniza frigorífico para exportar carne bovina
O frigorífico vai abater 400 bovinos por dia e processar 1,6 mil tonelada de carne desossada
A Cotril Alimentos iniciou nessa segunda-feira (19-03) as obras de expansão do seu frigorífico no município de Inhumas (GO). O frigorífico, adquirido há 28 dias, vai abater 400 bovinos por dia, processar 200 toneladas de miúdos, 1,6 mil tonelada de carne desossada e 600 toneladas de produtos não comestíveis (couros, sebos e farinhas). Serão gerados 800 empregos a partir de junho, quando será inaugurada.
O início das obras foi marcado ontem com uma solenidade que teve a presença do governador Alcides Rodrigues, secretários de Estado, políticos, empresários e das diretorias da empresas empreendedoras Cotril Alimentos e Doalto Participações.
O diretor da empresa, Domingos Ávila Júnior, esclarece que a Cotril Alimentos adquiriu o frigorífico e paralisou as operações para dotar a unidade de modernos equipamentos e expandir a área construída para 5 mil metros quadrados. “Será uma nova unidade, construída dentro das normas de biossegurança exigidas pelos mercados consumidores internacionais, já que vamos credenciá-la na União Européia, pois nosso objetivo é exportar carne bovina para os países europeus, árabes e do Oriente Médio”, antecipa o empresário.
O empresário não divulga o valor dos investimentos na indústria, mas afirma que o empreendimento está integrado às atividades da Cotril, que atua há 40 anos no mercado de revenda e locação de máquinas pesadas, há seis na revenda de veículos e desde 1982 na pecuária de corte.
“Sempre atuamos na criação e confinamento de bovinos. Agora vamos verticalizar a cadeia produtiva da carne”, afirma Domingos Júnior. Ele lembra que o mercado mundial eleva consumo de proteína animal e a Cotril quer expandir seus negócios.